O almoço de domingo era para ser frugal... Um peito de frango grelhado com legumes ao vapor... couve-flor e umas vagens francesas (aquelas mais fininhas, lindas!). Aí, tive uma ideia! Que tal um molho à base de manteiga para acompanhar? Pensei no
Molho Bearnaise, que eu já havia feito em um desafio anterior... Resolvi testar uma nova receita, da mesma família... O Molho Hollandaise.
Ambos são molhos leves, com manteiga como base, e que dependem da emulsão da gema e da manteiga.
O molho hollandaise tornou-se famoso como acompanhamento de aspargos e
ovos Benedict (ovos pochê servidos com torrada, presunto e o molho). É uma especialidade nova-iorquina e nada tem a ver com a Holanda, e sim com a França, onde também é conhecido como sauce Isigny, em homenagem ao local onde se faz a melhor manteiga francesa.
Para fazer 250 ml de molho, são necessários:
- 3 gemas
- 3 colheres de sopa de água morna
- 175 ml de manteiga clarificada morna (derreta a manteiga em fogo brando até formar uma espuma na superfície. Retire toda a espuma com uma colher e despeje a manteiga restante em um outro recipiente cuidadosamente para deixar os sedimentos lácteos na panela).
- suco de 1/2 limão
- sal moído na hora
- pimenta do reino moída na hora
Em um processador, coloque as gemas e a água morna, batendo até espumar. Lentamente, vá despejando a manteiga clarificada e, por último, o limão, sal e pimenta! Está pronto!!
O molho ficou cremoso, suave... E deu um toque bem sofisticado ao peito de frango grelhado e aos legumes!! Sucesso total!!
|
E o peito de frango com legumes se transforma... |
|
...em um prato especial!! |