Voltamos de viagem na terça e eu só tinha 2 dias para prepará-lo, pois a festinha seria na sexta. Fiz a massa na quarta feira a noite e a decoração toda de chantilly, na quinta feira! Mas o desafio não era apenas fazer o Bolo! O maior problema estava na logística da sexta feira: eu iria trabalhar o dia inteiro na região da Paulista, a casa da minha amiga é perto da Raposo Tavares e eu moro em Santo Amaro (onde estava o bolo!). Para sair da Paulista as 18h, voltar para casa, pegar o bolo e chegar às 19:30 na festa, só se fosse de helicóptero e, infelizmente, o meu está no mecânico... (probleminhas na rebinboca da parafuseta... kkkk) e o meu plano de seguro não inclui helicóptero extra (que pobreza...). Foi aí que entrou na história o meu salvador! Alexandre!! Ele saiu de casa com o bolo (devidamente embalado em meu "Cake Caddy" da Wilton), pegou as crianças no Itaim, me buscou na Paulista e lá fomos para a festa! Chegamos pontualmente! E o Bolo, intacto, geladinho (pois o Alê teve o cuidado de colocá-lo em uma geladeira térmica, cheia de gelo! Perfeito!!!).
Fiquei muito feliz de presentear minha amiga com o bolo feito por mim! Espero que ela tenha gostado também!! E, para saber a receita desde bolo que é tradição de Natal da minha família desde sempre, clique no link:
Receita do Bolo de Nozes da Bia
Na mesma semana, recebi um SMS da minha irmãzinha: "Terça feira é aniversário do Lulipe na escola, você pode fazer os cupcakes??". Resposta: "Claro, maninha, que pergunta!!!". No ano passado, eu havia feito Cupcakes de Cenoura com cobertura de chocolate, lindamente decorados com M&Ms coloridos! Mas este ano, o "pequeno cliente" pediu bolinhos de chocolate!
Optei por uma massa de bolo de chocolate simples, de liquidificador. A cobertura deveria ser suave e cremosa, também de chocolate. Esta foi a parte mais difícil, pois um ganache de chocolate seria um pouco "pesado" para crianças de 5 anos e uma de chantilly correria o risco de azedar se não ficasse o tempo todo na geladeira! Resolvi utilizar o chantilly de confeitaria da Vigor (aquele que vem em uma embalagem longa vida de 1 litro), misturando-o com chocolate em pó. Para dar um toque final e colorido, coloquei uma cereja em calda em cada bolinho! Ficou discreto e alegre ao mesmo tempo!
Segundo minha irmã, que não estava presente na festinha (só podem participar os alunos e as professoras), devia estar bom, porque não sobrou nenhum prá contar história!
Cupcakes de Chocolate com Cereja (24 unidades)
Massa- 1 1/2 xícaras de açúcar
- 5 ovos
- 1/3 xícara de leite
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 200gr de manteiga ou margarina
- 1 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 500 ml de creme de leite para confeitaria (marca Vigor)
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- cerejas em calda para decorar
Aqueça o forno a 180 graus. Bata no liquidificador o açúcar, os ovos, o leite, a baunilha e a manteiga. Peneire a farinha, o chocolate, o fermento e o sal. Misture o líquido às farinhas, mexendo bem (se preferir utilize uma batedeira para misturar melhor).
Coloque 2 colheres de sopa em cada forminha de cupcake e leve para assar por 20 minutos. Caso sua forma seja para 12 cupcakes, repita a operação com o restante da massa. Deixe esfriar bem. Se os bolinhos ficarem muito arrendondados, corte a tampinha para facilitar a aplicação do recheio!
Coloque a cobertura em um saco de confeitar com bico de pitanga.
E parabéns aos dois aniversariantes do mês de dezembro! Espero que tenham curtido os "mimos"!! Bon Appetit!