quarta-feira, 31 de maio de 2017

DESAFIO LIGHT: Pão Chapati

Pão Chapati (com Mango Chutney)
Que tal fazer um pão que não precisa fermentar e nem assar?? E que você faz em poucos minutos?

O Pão Chapati é um pão de origem indiana, considerado um dos pães mais antigos do mundo, feito com farinha integral e cozido em uma chapa quente! Não leva fermento, o que torna o seu preparo bem rápido, pois a massa não precisa descansar. A única "habilidade" necessária é abrir a massa bem fininha com um rolo de massa.

A receita original do Pão Chapati veio do livro Cozinha Prática, da Rita Lobo. Essa receita leva 100% de farinha integral, mas eu já testei fazê-lo com farinha normal (100%) e com uma proporção de 2:1 entre farinha normal e integral. O melhor resultado foi o último, conforme a receita descrita abaixo!

E para acompanhar, em um jantar com inspiração indiana que fiz para um grupo de amigas, servi o Pão Chapati (que fica bem crocante, parecendo uma torrada) com Mango Chutney (clique aqui para ver a receita) e com Baigan Bharta, uma pastinha de berinjelas com tomates, sementes de cominho e coentro fresco (que postarei a receita em breve). Exótico e surpreendente. Sucesso total!

Pão Chapati

 (15 unidades)

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1,5 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 xícara de água (ou o suficiente para dar liga)
  • farinha de trigo para polvilhar
Misture em um bowl todos os ingredientes até dar liga. Sove a massa por alguns minutos, até ficar macia, homogênea e elástica. Faça um rolo e divida em 15 partes iguais.

Com um rolo, abra cada parte em um círculo bem fininho. Aqueça uma frigideira antiaderente de fundo grosso. Coloque a massa aberta na frigideira e deixe por 30 a 40 segundos de cada lado (até criar bolhas e dourar bem). Repita o processo com as demais partes. Sirva com pastinhas como Mango Chutney ou Baigan Bharta (berinjela com tomates), ambas com inspiração indiana.



E Bon Appetit!

segunda-feira, 29 de maio de 2017

DESAFIO: Mango Chutney ou Chutney de Manga!

Eu e meus jantares temáticos!! Desta vez, o evento foi o Encontro de 5 amigas com algo em comum: o bom humor! Paula, minha companheira de vela (e ex-sócia na lanchinha Cinque Mari) em Paraty, nos "marinizamos" juntas (isso significa aprender a tomar banho frio, a lavar a louça com pouquíssima água, a economizar energia, a nunca usar um secador de cabelos no barco, a viver com 2 shorts e 2 camisetas...rs)! Alki, amiga da Paula, conheci também em Paraty, em um churrasco de velejadores na Ilha da Cotia, simpatia mútua e amizade imediata! Andrea, também da turma de velejadores, nossa arquiteta em muitos projetos incríveis e, além de tudo, prima distante do meu marido! E, finalmente, a mais nova da turma, Ana Paula, "sogrinha" do meu filho e minha vizinha!

Formada a turma, era a hora de pensar no "tema": um Jantar Indiano!

E o cardápio foi se formando com receitas já testadas no blog, como o Chicken Tikka Masala (Frango ao Molho de Masala - clique aqui para ver o post), rico em sabores e aromas, preparado com especiarias como o Garam Masala, as folhas de Curry, o açafrão da terra, acompanhado de Arroz Basmati (típico indiano), cozido no leite de coco... e a Banana Celestial, sobremesa que conheci no restaurante indiano Gopala Prasada, grelhada no ghee (manteiga clarificada) e gratinada no forno com creme de leite e açúcar mascavo... Dos Deuses...

Mas também era uma ótima oportunidade de testar novas receitas, principalmente de entradas para compor o menu... Logo pensei no Mango Chutney, uma espécie de conserva "agridoce" feita com manga, maçã, pimentão vermelho, passas brancas e muitas especiarias. A receita escolhida foi a da Rita Lobo (Panelinha), mas com um toque de "Bela Gil": o açúcar refinado foi substituído pelo açúcar mascavo!

E para acompanhar o chutney, Pão Chapati, um pão feito sem fermento, "grelhado" em uma chapa bem quente! A receita do Chapati também é da Rita Lobo, mas fiz uma pequena alteração: ao invés de 100% de farinha integral (que deixou o chapati bem duro), alterei a proporção para 2/3 farinha de trigo e 1/3 farinha integral. Ficou perfeito! Aguardem o post em breve!

Também testei a receita de uma pastinha indiana de Berinjelas, a Baigan Bharta, feita com berinjelas grelhadas inteiras na chapa e depois refogadas com cebola, tomate e sementes de cominho, finalizadas com coentro fresco. Logo logo posto esta receita também!

Mas vamos começar pela receita do Mango Chutney, que pode ser feita com bastante antecedência e armazenada em potes herméticos (como uma conserva)! Além de servir como entrada, esta receita fica perfeita como "molho" no Fondue de Carne ou como acompanhamento de carnes, frangos ou peixes! Sirva no churrasco, seus convidados vão amar!

Mango Chutney ou Chutney de Manga

(1 pote grande de 500 gr)


  • 2 mangas palmer picadas
  • 1 maçã fuji sem casca, picada
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 pimentão vermelho picado
  • 1 1/2 colheres de sopa de gengibre ralado
  • 1/4 xícara de uvas passas brancas
  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 1/2 colheres de chá de sal
  • 1 canela em rama
  • 1/4 xícara vinagre de vinho branco
  • 1/4 xícara de água




Levar todos os ingredientes ao fogo brando por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se necessário, juntar mais água. Deixar esfriar e guardar na geladeira em potes herméticos. Preparar com antecedência.

Bon Appetit!!