|
Creme de Tomates com Ovos Escalfados (pochê) |
Junho foi um mês muito especial! Para comemorar nosso aniversário (meu marido e eu somos do mesmo dia em junho), passamos uma temporada incrível em Portugal, conhecendo várias cidades e regiões (Alentejo, Douro, Região de Lisboa/Cascais, Coimbra...) Portugal é lindo, acolhedor, acessível e, principalmente, um excelente lugar para comer e beber! A partir de agora, publicarei uma série de receitas provadas, aprendidas e testadas da Culinária Portuguesa! Foram tantas refeições maravilhosas, regadas a bons (e baratos) vinhos nacionais! Como bisneta de portugueses (pelo lado da minha mãe), cresci conhecendo essa culinária tão simples e tão acolhedora, com pratos bem servidos, mergulhados em azeite extra virgem e com muitos frutos do mar, principalmente nas regiões próximas à costa! O hábito de iniciar as refeições com uma deliciosa sopa, que sempre tivemos em casa, principalmente ao jantar, está presente em nos restaurantes mais simples e também nos mais sofisticados! Foi o caso da Sopa ou Creme de Tomates, que apareceu no cardápio de vários restaurantes e foi provado várias vezes: em um restaurante super requintado (o Belcanto - do chef José Avilez - em uma versão inovadora e molecular, com gel e espuma de tomates), no excelente restaurante da Quinta da Pacheca (nesta versão, com ovo escalfado) e em um restaurante muito aconchegante, dentro de uma antiga fábrica de cerâmica em Coimbra - Refeitro da Baixa, que serviu um creme mais espesso, muito temperado e incrementado com outros legumes além de tomates, servido com ovo escalfado e croutons! Esta última versão foi a minha preferida e a inspiração para essa receita: Tomates e legumes (cenoura, batatas, salsão) cozidos e depois processados para formar um creme espesso e bem temperado, servido com ovo escalfado (aqui chamamos de pochê - cozido em água fervente, com a gema bem mole) e croutons (pedacinhos de pão crocantes)!
|
Versão de Sopa de tomate do Belcanto (com gel e espuma de tomates) |
|
Versão de Creme de tomates (menos espesso) com ovo escalfado da Quinta da Pacheca |
|
Creme de Tomates do Restaurante Refeitro da Baixa (Coimbra) - a referência para a nossa receita! |
Antes de irmos para a receita, algumas observações interessantes sobre o "ovo escalfado": testei várias formas de preparo (colocando o ovo em uma concha e mergulhando a concha na água fervente; embrulhando o ovo cru em um filme plástico e mergulhando o "pacotinho" na água fervendo), mas a forma tradicional (explicada abaixo) foi a que deu mais certo (e é bem divertido fazer o rodamoinho na água fervendo e ver o ovo girando lá dentro! rs).
Esta receita pode ser servida como uma entrada leve (sem o ovo, só com croutons) ou como prato principal (bom para um jantar em um dia frio - neste caso, reforce com umas torradas no lugar do crouton)!
Creme de Tomates com Ovos Escalfados (Pochê)
4 porções
- 1 cebola grande picada
- 2 dentes de alho picados
- azeite para refogar
- 6 tomates picados sem sementes
- 1 batata grande picada
- 1 cenoura grande picada
- 1 talo de salsão picado
- folha de louro
- ramo de salsinha
- sal e pimenta do reino a gosto
- 4 ovos inteiros
- uma colher de chá de vinagre branco
- croutons (pão amanhecido cortado em cubinhos, tostados em frigideira na manteiga)
- salsinha para salpicar (opcional)
Prepare os croutons e reserve. Refogue, em uma panela grande, a cebola e o alho. Junte a batata, a cenoura, o salsão e os tomates. Acrescente água fervendo até cobrir os legumes, tempere com sal, pimenta, louro e o ramo de salsinha. Deixe cozinhar por 30 minutos. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador até ficar bem homogênea (retire antes a folha de louro e o ramo de salsinha). Reserve aquecido.
Para preparar os ovos pochê: Aqueça água em uma panela grande e funda (preencha 2/3 da panela com a água) e acrescente o vinagre. Quando ferver, abaixe o fogo. Quebre um ovo em um bowl separado. Com uma colher grande, mexa a água em círculos até formar um "rodamoinho". Coloque o ovo no centro do rodamoinho e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos (até a clara ficar branca e a gema ainda mole). Pesque com muito cuidado o ovo com uma escumadeira e coloque cada ovo sobre o prato de sopa individual (já com o creme de tomates). Tempere o ovo com um pouco de sal e pimenta, salpique os croutons e a salsinha (opcional) e sirva imediatamente (é importante que a sopa esteja bem quente, para continuar cozinhando o ovo).
E Bom Apetite! (em português de Portugal)
|
Minha versão de Creme de Tomates com Ovo Escalfado, servido como prato principal no jantar |
|
Outra versão, como entrada de um Jantar Português, sem ovo e com croutons colocados na hora de servir! |