terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DESAFIO: Alcachofras in natura, uma entrada especial

Alcachofras no Vapor com Vinagrete de Ervas Frescas
Fico esperando a época das alcachofras ansiosamente... Não que o preço fique realmente acessível em alguma época do ano, mas há meses em que o preço é um pouco menos assustador... Quando fui ao Natural da Terra e vi que estavam custando "só" $ 3,99 cada, decidi "investir"! Comprei 3: uma para o Alê, uma para o Erik e outra para mim! Contadinho assim!

Alcachofras compradas, era hora de escolher a receita! Pesquisa daqui, procura dali... Alcachofra Gratinada, Alcachofra com Molho Holandês, Alcachofra Recheada... Mas nada me deu mais vontade de fazer que a receita de Alcachofra que aprendi com minha mãe: cozida no vapor, com molho vinagrete! Simples assim! Para dar um toque ainda mais gourmet na nossa linda flor, o molho vinagrete foi enriquecido e perfumado com muitas ervas frescas colhidas da minha hortinha de temperos (tomilho, orégano, manjericão, sálvia...).


Para quem não sabe, a Alcachofra é uma flor que, quando desabrocha, tem uma cor roxa incrível! Mas, quando estiver desabrochada, não se pode mais comer... Só fazer lindos arranjos decorativos! rs

Foto do blog Nacozinha Brasil
Para a alcachofra ficar "perfeita", é preciso cortar todas as pontinhas das folhas! A flor fica ainda mais linda! E quando se cozinha no vapor, os sabores e as cores ficam mais intensos e pronunciados!

Para quem nunca comeu alcachofra fresca, faça assim: vá retirando cada folha, mergulhando no molho e retire a parte "carnuda" da folha com os dentes... Vá fazendo isso até terminarem as folhas. Aí, com a ajuda de uma faca pequena, retire a parte "cabeluda" (rs) e descarte. Vai sobrar o "gran finale" da alcachofra: o coração! Coloque um pouco mais de molho e se delicie com a melhor parte! Bon Appetit!

Alcachofras no Vapor com Vinagrete de Ervas frescas

(4 porções)

para as alcachofras

  • 4 alcachofras frescas
  • sal e pimenta a gosto
  • panela para cozinhar no vapor
para o vinagrete de ervas
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
  • ervas frescas picadas (salvia, salsinha, manjericão, alecrim, orégano...)
  • sal e pimenta a gosto

Lave bem as alcachofras, afastando bem as folhas para retirar qualquer sujeira que fique entre as folhas. Corte o cabo. Com uma tesoura, corte a ponta de todas as folhas. Tempere com sal e pimenta do reino e leve para o vapor para cozinhar, por 50 minutos. (Dica: para saber se está cozida, puxe uma folha: ela deverá sair com facilidade).



Prepare o molho: misture bem todos os ingredientes e reserve.


Na hora de servir, aqueça as alcachofras no vapor, coloque em um prato e despeje 2 colheres de sopa do molho de ervas sobre ela. Sirva também com uma travessa para os convidados colocarem as folhas descartadas.

Alcachofras ao Vapor com Vinagrete de Ervas Frescas

DESAFIO: Madeleines com Especiarias, agora no formato certo!

Madeleines com Especiarias - Para presente!
Minha primeira experiência com Madeleines foi uma adaptação da receita tradicional: como não tinha a forma característica, fiz as "Bialeines", usando a forma para mini-cupcakes e recheando com blueberries! Criatividade gastronômica!

Mas, obviamente, não sosseguei até conseguir comprar as formas de Madeleines! Finalmente pedi pelo correio (na Loja Barra Doce) uma versão de silicone!



As "Bialeines", antes de ter a forma de
Madeleines!
Agora que eu tinha as formas próprias, pude testar uma receita que estava guardando há anos, na Revista Claudia Cozinha, de 2006: Madeleines com Especiarias! Além de levar gengibre, canela e noz moscada, esta versão também levava açúcar mascavo, que conferia às madeleines uma coloração mais escura e apetitosa!

Resultado: ficaram lindas! E, embaladas uma a uma, e colocadas em uma caixa bem bonita, com laço e logo dos Desafios Gastronômicos, viraram um presente bem charmoso!

Agora, se você quiser fazer a receita da massa original de madeleines, é só clicar aqui! Bon Appetit!

Madeleines com Especiarias

(18 unidades)


  • 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1 pitada de sal
  • 1/4 de xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 xícara de manteiga derretida
  • açúcar confeiteiro para polvilhar
  • forma especial para madeleines (ou forma para mini cupcakes)

Aqueça o forno a 180 graus. Unte a forma com manteiga. Na batedeira, bata os ovos e os açúcares até ficar um creme bem espesso. Peneire a farinha de trigo, o bicarbonato e as especiarias e junte à mistura, incorporando bem. Por último, acrescente a manteiga derretida.
Coloque pequena quantidade de massa (cerca de 3/4 da capacidade da forminha) e leve ao forno por 5 minutos. Abaixe o forno para 160 graus e asse por mais 6 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar uns 5 minutos, retire da forma e coloque em uma grade para esfriar. Coloque mais massa nas forminhas e repita o processo até terminar a massa (no meu caso, foram 2 fornadas de 9 madeleines em cada).
Quando estiverem frios, polvilhe os bolinhos com açúcar confeiteiro.




Madeleines com Especiarias - embaladas para presente - by Desafios Gastronômicos