domingo, 17 de janeiro de 2016

DESAFIO: Testar a receita de Vaca Atolada da Rita Lobo! (ou Desafio da Mandioca Parte 2)

Vaca Atolada
Como já expliquei no post da Mandioca Frita, graças a uma plantação de mandioca cultivada por nosso caseiro em Paraty, trouxemos para São Paulo uma quantidade insana de mandioca "in natura"... E aí começou o Desafio da Semana da Mandioca! Cinco dias, cinco receitas diferentes.

A primeira foi a Mandioca Frita (clique aqui para ver)... A segunda, mais elaborada, foi inspirada no Livro Cozinha Prática da Rita Lobo que ganhei de amigo secreto no Natal... E, para minha felicidade, com um capítulo inteirinho sobre esta raiz tão brasileira e tão versátil!

E lá estava a receita da Vaca Atolada! Prato de origem mineira, surgiu na época dos tropeiros e tem esse nome porque era preparado durante as duras viagens que faziam levando víveres de um povoado a outro. Devido às más condições das estradas da época, atolar era muito comum... E o que restava fazer era consumir o que normalmente transportavam, como carne e mandioca... E assim surgiu este cozido tão brasileiro e tão cheio de sabor!!!

A base do prato é uma boa costela de boi, cortada em pedaços médios (peça ao açougueiro para cortar, pois há muitos ossos e cozinhar os ossos juntos é importantíssimo para o sabor do prato).

Como é uma carne bem dura e que demora para cozinhar, a dica é cozinhar a carne antes na panela de pressão (mas primeiro você deverá selá-la bem, para garantir uma cor mais douradinha e atraente ao prato). Uma vez cozida, a mandioca é acrescentada e termina-se o cozimento em uma panela de ferro (de preferência), para apurar bem o molho! Sirva simplesmente com um arroz branco soltinho (clique aqui para ver a receita, infalível!!).

Vaca Atolada 

(para 6 pessoas)

  • 2 kg de costela bovina cortada (com o osso) em pedaços grandes
  • sal e pimenta ralados na hora
  • um filete de azeite
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • óleo para fritar
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 3 tomates picados sem sementes (pode ser com pele)
  • 5 mandiocas pequenas descascadas e cortadas em rodelas de 2 cm
  • salsinha picada para finalizar

Tempere os pedaços de costela com sal, pimenta e o filete de azeite. Deixe descansar alguns minutos. Aqueça uma panela de pressão grande com um pouco de óleo. Empane os pedaços de carne com a farinha de trigo e frite (aos poucos) na panela de pressão. Vá reservando a carne já dourada em recipiente separado.


Na gordura que sobrou, frite a cebola e o alho até dourar. Junte o tomate picado, o vinagre, a carne reservada e complete a panela de pressão com água até cobrir a carne. Leve para cozinhar por 30 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo e espere esfriar para liberar a pressão. Coloque todo o conteúdo em uma caçarola (de preferência de ferro). Junte as mandiocas e deixe cozinhar em fogo bem baixo e panela tampada por mais 1 hora. Na hora de servir, salpique a salsa e acompanhe com arroz branco. Para quem gosta, uma pimentinha vermelha cai bem com o prato também!!



Vaca Atolada
Bon Appetit!

Desafio: Preparar minha primeira Mandioca Frita! (ou Desafio da Mandioca Parte 1)

Mandioca Frita (ou Aipim Frito)
Tudo começou com uma visita (depois de 5 meses "dar as caras" por lá) ao nosso terreno em Paraty... O Dé, nosso caseiro, nem acreditou quando viu nosso carro se aproximando... Estava na maior empolgação, doido para mostrar o trabalho que havia feito nos últimos meses!

E a nossa surpresa foi grande!! Quando subimos a estradinha íngreme que dá acesso ao pequeno barracão de madeira, mal conseguimos ver o barracão! Uma plantação verde e densa havia surgido bem na sua frente! Chegando mais perto, me deu um frio na espinha...



 Imediatamente pensei: Meu Deus, será que ele plantou uns pezinhos de maconha no nosso terreno??

Olhei assustada para o Alexandre e ele riu... É mandioca, sua boba!! (mas que parece pé de maconha, parece... rs)

Embora o carro estivesse lotadíssimo (estávamos voltando para São Paulo após uma temporada de férias em Paraty), o caseiro não sossegou enquanto não encheu um saco de mandioca para levarmos (além de um outro saco de batata doce, uma abóbora gigante e duas pencas de banana prata, diretamente da grota de mata atlântica que fica na parte baixa do terreno!!).

Um único pé de mandioca rende tudo isso!!
E assim começou a Semana da Mandioca nos Desafios Gastronômicos: 5 dias, 5 receitas com mandioca!! Praticamente uma "saudação a Mandioca", como propôs a nossa "brilhante" presidente da república recentemente!!

Por incrível que possa parecer, resolvi preparar, pela primeira vez, uma mandioca frita! Como diz a Rita Lobo, na sua campanha #desgourmetiza, o povo sabe fazer Risotto de Frutos do Mar mas não faz um arroz branco soltinho!! rs

E mesmo uma Mandioca Frita (ou Aipim Frito), aperitivo tão comum e tão apreciado nos botecos e restaurantes de todo o Brasil, tem suas técnicas e segredinhos para fazer!

Mandioca Frita (Aipim Frito)

6 porções


  • 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços médios
  • sal a gosto
  • óleo para fritar
Para começar, encare a atividade de descascar a mandioca... Como as minhas mandiocas estavam fresquíssimas, a casca não estava dura e foi fácil tirá-la com um descascador de batatas.

Depois, cozinhe a mandioca em água salgada por uns 30 minutos (ou até estar macia mas sem desmanchar). Divida a mandioca em pedaços menores, tomando o cuidado de retirar uma fibra mais grossa e dura que fica bem no meio dela...


Aqueça uma frigideira de borda alta com bastante óleo. Coloque os pedaços de mandioca sem nenhum ficar sobre o outro. Deixe fritar bem de um lado e quando estiver dourado, vire para fritar por igual.

Escorra em papel toalha e tempere com sal!


Chame os amigos, abra umas cervejas... Tá feito o seu Boteco em Casa!!

Bón Apetit!