sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

DESAFIO: Bolo de Nozes Natalino, versão "Naked"!


Bolo de Nozes Natalino - versão Naked
Esta é, provavelmente, uma das minhas receitas de Bolo mais antigas!! Preparo este bolo para o Natal da familia desde que sou adolescente (já faz um tempinho... rs) e virou tradição no nosso Natal! Mas mesmo as tradições podem ser "modernizadas"!! Embora a essência seja a mesma (a massa com nozes e o recheio de chantilly), para este natal, inovei na decoração!! Ao invés da decoração original, toda feita com saco de confeitar (veja o link aqui), resolvi fazer uma versão "naked", com uma decoração de frutas secas e cristalizadas! E não é que ficou lindo??? E mais fácil de fazer, pois requer menos habilidades "confeiteiras"! A receita abaixo é para um bolo pequeno mas, se a familia for grande, é só dobrar as quantidades e usar uma forma maior (de 30 cm de diâmetro)!

Bolo de Nozes Natalino "Naked" (10 porções)

Ingredientes
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de sopa de chocolate em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 65 gr  de margarina ou manteiga
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite
  • 100 gr de nozes moídas (picadas na faca, não no liquidificador ou processador...)
  • 500 ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • algumas gotas de essência de baunilha
  • frutas secas (passas, nozes, castanhas, damascos...), frutas cristalizadas e cerejas em calda para decorar.
Aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda de 20 cm. Peneirei junto a farinha, o fermento, o chocolate e o sal.

Bata em creme a margarina com o açúcar. Junte o ovo, batendo bem. Acrescente os ingredientes secos, alternando-os com o leite, Por último, misturei as nozes moídas (sem bater).
Asse até dourar na superfície (uns 40 a 50 minutos). Deixe esfriar bem antes de começar a decoração (de preferência na geladeira).




Bata o creme de leite com o açúcar confeiteiro e a baunilha até virar chantilly.
Corte o bolo ao meio, coloque metade do chantilly. Cubra com a outra metade do bolo e do chantilly. Decore com as frutas secas, cristalizadas e as cerejas em calda.


Deixe na geladeira até uns 15 minutos antes de servir! E Feliz Natal a todos!!

domingo, 29 de novembro de 2015

Batatas Doces Assadas com Alecrim

Batata Doces Assadas com Alecrim
Gente, descobriram a Batata Doce!!! Antes, a coitadinha mal e mal aparecia em receitas de festa junina, cozida ou como doce em formato de coração... Agora, até nas academias estão servindo porções de batata doce cozidas, como complemento alimentar para os treinos! Na maioria das dietas, a batata doce aparece como um alimento que ajuda a emagrecer e a ganhar músculos, tem vitaminas e propriedades antioxidantes, além de baixar o colesterol ruim, controlar o diabetes e combater problemas intestinais!

Independentemente de suas propriedades nutricionais incríveis (clique aqui para saber mais), a batata doce é muito versátil e saborosa, perfeita para ser preparada cozida e fria (como salada), como purê (levemente adocicado, vai muito bem com carnes fortes como cordeiro) ou assada, em formato de palitos ou rodelas, com ou sem casca... Só não vamos fritar, não é, e detonar com suas propriedades nutricionais!! rs

Esta receita é muito simples, e o toque especial (ou "gourmet") está por conta do alecrim fresco. O tempo de preparo também não é longo (cerca de 45 minutos) e a batata não precisa ser cozida antes (ela vai cozinhar no forno mesmo, coberta por papel alumínio). E, como sugestão para servir, a Fraldinha ao Vinho Tinto é perfeita: o sabor bem salgado e forte da carne com vinho é deliciosamente amenizada pelo sabor adocicado da batata doce! Imperdível! Clique aqui para ver a receita da Fraldinha!

Batatas Doces Assadas com Alecrim (6 porções)

  • 1 kg de batatas doces brancas com casca, cortadas em rodelas de 1,5 cm.
  • sal a gosto (moído na hora, de preferência)
  • alecrim fresco a gosto
  • azeite a gosto
Aqueça o forno a 180 graus. Coloque as rodelas de batatas em uma assadeira grande (sem sobrepor), tempere com o sal, azeite e o alecrim fresco, cubra com papel alumínio e leve para assar por 30 minutos.

Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 15 minutos.




E Bon Appetit!


domingo, 22 de novembro de 2015

DESAFIO: Fraldinha ao Vinho Tinto do Wessel

Fraldinha ao Vinho Tinto
Não sei vocês, mas eu gosto muito de ouvir rádio quando estou dirigindo... E, normalmente, sintonizo na Band FM... Adoro ouvir o José Simão e o Boechat logo cedo, fazendo piada sobre política (e a corrupção que assola o nosso país), sobre a falta de rumo da nossa economia, sobre as idiossincrasias do povo brasileiro... Uma forma de rir para não chorar!

E, voltando do trabalho, lá pelas 6 da tarde, escuto o quadro "Pitadas de Gastronomia", do István Wessel... Praticamente uma tortura neste horário, quando já estamos pensando no jantar... E foi assim outro dia, quando ele passou a receita de "Fraldinha ao Vinho Tinto": dei meia volta e fui para o supermercado imediatamente comprar os ingredientes!! Água na boca!

Tive que guardar a receita na memória, mas os ingredientes eram bem simples: uma peça de fraldinha (atualmente um dos cortes mais acessíveis em preço, mas que é bem saboroso), vinho tinto, alho, cebola, ervas frescas, bastante azeite... Rápido de preparar, só precisa marinar uma hora antes de grelhar. Para acompanhar, Batatas Doces Assadas com Alecrim... Hummm... Comfort food total! Como eu gosto! E o vinho que você abriu... Perfeito para tomar saboreando o prato!

Fraldinha ao Vinho Tinto do Wessel (4 porções)

  • 1 peça de fraldinha sem gordura (cerca de 800 gr)
  • 1 xícara de vinho tinto de boa qualidade (o restante você toma com o prato... rs)
  • 1/2 xícara de azeite extra virgem
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cebola picada
  • ervas frescas a gosto (tomilho, sálvia, manjericão, alecrim...)
  • sal e pimenta do reino a gosto
Coloque a fraldinha para marinar nos demais ingredientes por 1 hora.



Aqueça bem uma frigideira grande, de fundo grosso. Escorra (e reserve) o líquido da marinada e coloque a carne para grelhar por cerca de 4 minutos de cada lado. Retire a carne e coloque-a para descansar em local aquecido.



Na mesma frigideira, coloque todo o líquido da marinada e deixe apurar até reduzir pela metade.


Coe e reserve. Leve novamente a carne para a frigideira com o molho e deixe aquecer.


Corte em tirar de 2 centímetros e sirva com arroz, batatas, risoto, purê... Ou com estas deliciosas Batatas Doces Assadas com Alecrim!!



Para ver a receita original do Wessel, clique aqui.

E Bon Appetit!!

domingo, 15 de novembro de 2015

DESAFIO: Tiramisú com Mascarpone "falso"

Tiramisú com Mascarpone Falso
Esta não é primeira receita de Tiramisú que coloco aqui no blog. A primeira, chamada de 'Tiramisú Light", também não levava mascarpone verdadeiro e foi preparada com cream cheese. Mas, como vocês podem até ler no post anterior, eu não fiquei 100% satisfeita com o resultado, principalmente porque achei que o cream cheese deixou o creme de queijo da sobremesa um pouquinho salgado demais...

Alguns anos depois (nossa, fazia tempo que não preparava Tiramisú, uma das minhas sobremesas prediletas...), ao planejar um jantar "a italiana" para um casal de amigos (Bruschettas de Tomate e Manjericão a Jamie Oliver como entrada, Nhoque de Mandioquinha com Molho de Shitake e Iscas de Filet Mignon), resolvi prepará-la novamente.

Uma ótima oportunidade para testar uma nova versão de "Mascarpone Falso", só que agora, a base de ricota! Para quem não sabe, o Mascarpone é um queijo bem cremoso italiano, utilizado para fazer o creme do Tiramisú, que custa os olhos da cara!

Não é uma sobremesa complicada de se fazer, ainda mais se você serve em porções individuais, sem ter a preocupação de cortá-lo em pedaços retangulares, como fazem nos  bons restaurantes. Fiz em copos de vidro, e o efeito final foi bem interessante, porque dava para ver perfeitamente as cinco camadas: Biscoitos embebidos em café e conhaque, creme de mascarpone, mais biscoito, mais marcarpone e, por último, cacau em pó para decorar! Um pavê italiano!!

Mascarpone Falso (200gr)


  • 100 gr de ricota sem sal
  • 100 ml de creme de leite fresco

Bata no liquidificador ou processador até ficar bem liso. Se necessário, coloque um pouco mais de creme de leite. Reserve na geladeira.

Tiramisú com Mascarpone Falso (6 porções)


  • 200 gr de tiramisú falso (receita acima)
  • 200 ml de creme de leite fresco bem gelado
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 200 ml de café coado forte e frio
  • 50 ml de conhaque
  • 12 biscoitos champagne (com açúcar fino)
  • cacau em pó para decorar
  • 6 copos de vidro transparentes

Prepare o creme de mascarpone: Bata na batedeira até engrossar o creme de leite com o açúcar confeiteiro (como um chantilly). Acrescente o mascarpone falso, misture bem e reserve na geladeira.

Em um prato fundo, coloque o café e o conhaque. Vá embebendo cada biscoito neste líquido (cuidado para não encharcar demais, pois absorve muito rápido) e colocando um biscoito no fundo de cada copo (você vai ter que dividir o biscoito ao meio e ajeita-lo com a ponta dos dedos para que forre o fundo do copo). Coloque uma colher de sopa bem cheia do creme de mascarpone sobre cada biscoito. Repita o processo com mais biscoito e mais creme. Finalize com cacau em pó (utilize uma peneira pequena e fina). Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.



O resultado é incrível: o creme de mascarpone fica super leve e saboroso... A combinação de café, conhaque e cacau em pó dá personalidade e maturidade à sobremesa... E a forma de servir é muito prática e atraente... Só falta eu dizer que não engorda!! rs... #sqn




Bon Appetit e boa semana a todos!!

Bia Freitag

domingo, 8 de novembro de 2015

DESAFIO: Dagôvos!

Dagôvos
"Eu voltei, agora prá ficar... porque aqui... aqui é meu lugar!! rs Parafraseando Roberto Carlos, depois de exatos 12 meses, hoje decidi retomar os Desafios Gastronômicos!!

Muita coisa aconteceu neste um ano... O trabalho profissional continua a todo vapor, a casa foi totalmente reformada e agora tenho uma cozinha novinha em folha, prontinha para novos desafios! Mas o tempo para o blog ainda é bem restrito... Não sei se vou conseguir fazer aquelas super produções, fotos de ingredientes, passo a passo das receitas... Até porque estou em uma fase de vida que preciso de receitas práticas, mas sem perder o charme!

E para comemorar este retorno e esta nova abordagem, uma receita incrível, que aprendi com um amigo querido, o Dagoberto (ou como todos os conhecem, Dagô!!). Ele já apareceu aqui no blog antes, com a receita de Pão de Água do Mar!

Desta vez, a receita é ideal para o café da manhã: um mini pão italiano, recheado com parmesão, tomates cereja, pedacinhos de bacon e um ovo com gema mole! Para quem não gosta de gema mole (há sempre o risco da salmonela, vocês sabem...), é só deixar uns 10 minutos a mais no forno! E, para homenagear quem me ensinou a receita, batizamos de "Dagôvos"!

É uma forma super original de servir ovos no cafê da manhã. O maior desafio é encontrar o mini pão italiano (tive que rodar umas 4 padarias, e acabei encontrando na Gêmel, na unidade de Santo Amaro). Não é difícil de preparar, mas exige um certo cuidado na montagem, para que fique perfeito e lindo!

Dagôvos (4 unidades)


  • 4 mini pães italianos
  • queijo parmesão ralado a gosto
  • tomatinhos cereja cortados ao meio a gosto
  • pedacinhos de bacon frito a gosto
  • 4 ovos pequenos
  • sal a gosto
Aqueça o forno a 180 graus. Com muito cuidado, corte a tampa dos pãezinhos e cave bem (sem deixar furar!). Reserve as tampas (pois irão para o forno também e serão servidas para acompanhar os ovos).

Em cada pão, coloque um pouco de queijo parmesão, tomatinhos cereja e pedacinhos de bacon. Com os dedos, pressione tudo para dar espaço para o ovo. Quebre o ovo em um potinho a parte e, com muito cuidado, despeje o ovo dentro do pãozinho (rezando para a gema não quebrar...rs). Tempere com sal.


Leve os pãezinhos ao forno por 20 a 25 minutos, até a clara estar bem branca (sem partes transparentes). Quando faltar uns 5 minutos, coloque as tampinhas de pão reservadas (eu deixei as tampinhas desde o início e ficaram torradas demais).




Uma receita prática e charmosa, como a vida deve ser!! Bon Appetit e Boa semana!!