Rizzo al Funghi Secchi |
Anos mais tarde, enquanto "passeava" no supermercado (isso mesmo... ir ao supermercado, para mim, é um passeio! Tanto que, no nosso aniversário de casamento de 2011 o Alê, antes de me levar para jantar no Dalva e Dito, me levou para "passear" no Empório Santa Luzia!! rs), encontrei a tal massa, que se chama Rizzo ("arroz", em italiano), da marca italiana Garofalo. O pacote é bem pequeno, apesar de ter os tradicionais 500 gramas.
Pacote da massa "Rizzo", marca Garofalo |
A receita é muito simples (certamente mais simples que um risotto), e fica muito gostoso! E esta é uma massa que vai muito bem com molhos cremosos, à base de creme de leite ou molho branco... Não imagino que fique tão bom com molhos à base de tomate... Mas tentarei um dia e conto para vocês! Outra dica, não economize na água para cozinhar a massa pois, apesar de parecer "menor", ele precisa de tanta água quanto uma massa normal (1 litro para cada 100 gr).
Rizzo al Funghi Secchi (4 porções)
- 350 gr de massa Rizzo
- 3,5 l de água fervente, com sal
- 100 gr de funghi secchi
- 1 cebola picada
- 2 colheres de sopa de azeite
- 250 ml de caldo de legumes
- 500 ml de creme de leite fresco
- salsinha picada
- sal e pimenta a gosto
Aqueça uma frigideira de borda alta, coloque o azeite e frite a cebola. Junte o funghi e refogue bem. Acrescente o caldo de legumes reservado e deixe apurar um pouco.
Acrescente o creme de leite e deixe engrossar. Por último, coloque a salsinha e acerte o sal e a pimenta.
Cozinhe a massa conforme tempo indicado na embalagem. Retire a água e misture ao molho, na própria frigideira. Se necessário, aqueça mais um pouco. Sirva em potinhos individuais, salpicado de mais salsinha! E Bón Appetit!
Rizzo al Funghi Secchi |