Apesar da família ter origem portuguesa (pelo lado da minha mãe), este prato tradicional mineiro sempre fez parte do cardápio de casa.
Muita gente tem preconceito com o quiabo, por causa da "baba" que solta ao ser cozido... Mas se souber preparar, não fica baba nenhuma (veja a receita abaixo, onde o quiabo é refogado a parte, com bastante limão, até a baba sumir!!) Vale a pena tentar! E se tiver uma panela de barro * daquelas que se usa com fogão a lenha (mesmo que não tenha o fogão a lenha), melhor e mais original ainda vai ficar!!
* Atenção: a panela de barro é ótima, mas demora muuuuito para esquentar (uns 20 minutos) - precisa ter paciência - em compensação, também demora muuuito para esfriar, mantendo o prato aquecido depois de servido!
Frango com Quiabo
(6 porções)
para o frango- 1,5 kg de sobrecoxa (sem pele)
- suco de 1 limão
- sal, pimenta e azeite a gosto para temperar o frango
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- 3 tomates maduros sem sementes picados
- 1 colher de sopa de colorau
- molho de pimenta vermelha a gosto
- 2 folhas de louro
- 1 xícara de água
- 2 xícaras de quiabo cortado em pedaços de 1,5 cm
- suco de 1 limão
- azeite para refogar
- sal para temperar
- salsinha para finalizar
Aqueça uma panela grande (de preferência de barro ou ferro) e doure no azeite os pedaços de frango, aos poucos para não juntar água. Reserve.
Coloque na panela um pouco mais de azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate picado e deixe apurar um pouco. Retorne os pedaços de frango, coloque a água, o louro, o coloral, a pimenta vermelha, misture bem, tampe e deixe cozinhar por, no mínimo, 1 hora (até que o frango fique bem macio).
Prepare o quiabo: Aqueça uma frigideira grande com um pouco de azeite. Junte os quiabos e o suco de limão e o sal e deixe refogar até ficar sem baba. Reserve.
Junte o quiabo ao frango e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos. Sirva com arroz branco soltinho (clique aqui para ver a receita!).
Bon Appetit (ao estilo mineiro!!)