segunda-feira, 30 de julho de 2012

DESAFIO: Provar o Brunch da Casa de Chá Teakettle, depois de pedalar 30km!!

O Brunch da Casa de Chá Teakettle
Que tal combinar exercício físico com gastronomia? Sair para pedalar 30km e, depois, se deliciar (e recuperar TODAS as calorias perdidas) em um delicioso Brunch (a mistura de Breakfast - café da manhã com Lunch - almoço) em uma charmosa casa de chá??

Este foi nosso "desafio" de um domingão ensolarado!! Dureza, não??

Tudo começou com uma corrida de taxi... O Sr. William, motorista muito simpático do ponto próximo de casa, em animada conversa sobre os restaurantes da região, me falou de uma casa de chá na Chácara Santo Antônio... Sua animação foi tanta que eu fiquei doida para conhecer!!

A primeira tentativa de conhecer o local foi no sábado, quando combinei um café da manhã com meus pais... Entrei no site da Teakettle, vi o horário de funcionamento (9:30 as 19:30h) e lá fomos nós... E demos com a "cara na porta", literalmente! rs... Uma plaquinha no portão dizia que o horário de funcionamento era aquele mesmo, mas que o brunch aos finais de semana só começava as 10:30h... Totalmente frustrada, acabamos indo tomar café em uma padaria próxima... Mas, como eu sou insistente, passei lá novamente e conheci o local (lindo, fofo!!) e a filha da dona, Cris, que me explicou que havia chegado atrasada naquele dia...

Quando o Alê me convidou para um passeio de bike pela cidade no domingo de manhã, sugeri de terminarmos o passeio na Teakettle, para provar o Brunch! Saímos as 10h, pedalamos uns 30km e, lá pelas 12:30h, chegamos no nosso destino! Acho que foi a primeira vez que eles tiveram fregueses que chegaram lá de bicicleta (e meio suadinhos...rs)!!

Escolhemos uma mesa próxima ao jardim... O espaço é lindo, romântico, com toalhas floridas e louças delicadas (diferentes em cada mesa!!)



O Brunch, a R$ 52,00 por pessoa, é completíssimo: frutas, iogurte, pães, frios, ovos mexidos, geléias, doces, bolos, quiches, tostex, panquecas, pães de queijo e até um creme de abóbora!! Além de várias opções de bebida, sucos, chás gelados e as bebidas quentes (café com leite, chás de vários tipos, Chai Latte, chocolate quente...). Tudo servido em louças lindas e refinadas!! Show!


Começamos com uma caprichadíssima salada de frutas, iogurte, granola (deliciosa) e bebidas frias (destaque para o Chá Gelado de Rosas e Cramberry, divino)!:


Depois, vieram os pães (que poderiam ser um pouco mais frescos e crocantes...), frios, ovos mexidos, manteiga e geléias (adorei a geléia de Physallis!):


Continuando a "esbórnia" gastronômica, chegaram os pães de queijo quentinhos (no lugar dos waffles, infelizmente...rs), os tostex (com pouco recheio, principalmente para o padrão do Alê...) e as panquecas com morangos e mel (um pouco grossas para o meu padrão...):


Neste ponto do Brunch, já comíamos por pura gula... E ainda faltavam a quiche (de Bacalhau), a sopa (de Abóbora com Gengibre e laranja) e os bolos (de Banana, Chocolate e Laranja)!

Eu ainda tive a "coragem" de provar a quiche (ótima!) e a sopa (deliciosa!), mas o Alê "arregou"... rs


Para finalizar, e prestes a desmaiar de tanto comer, pedi o Bolo de Banana (só porque eu ADORO bolo de banana...)


Foram duas horas e meia de comilança!! Que delícia!! Que forma maravilhosa de se terminar um passeio de bicicleta!! O duro foi voltar para casa de bicicleta pesando dois quilos a mais!!! rs

Além do Brunch, a Teakettle (Rua Alexandre Dumas, 1049, Chácara Santo Antônio, tel. 5523 9615 oferece Chá da Tarde e realiza eventos como aniversários, batizados, casamentos... Vale a pena conhecer!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

DESAFIO: Experimentar um novo prato indiano, o Chicken Tikka Masala!


Chicken Tikka Masala (Frango ao Tikka Masala)
Este desafio começou com um presente de minha querida mãe: um pacotinho de arroz indiano (ou basmati), da marca Tio João. Eu já havia provado a deliciosa versão tailandesa (jasmine), quando fiz o Frango ao Curry Verde do Jamie Oliver! Pensei em fazer um frango ao Curry (indiano), mas isso não seria exatamente "um desafio"... Eu precisava "complicar" um pouco! rs

A ideia do desafio de um prato indiano inédito se completou quando fui ao Shopping Morumbi e quase tropecei em um quiosque só de temperos, a Bombay! E lá estava ele, um tempero indiano perfeito para o desafio: o Garam Masala, uma combinação mais exótica que o Curry, que leva coentro, pimenta, cardamomo... Perfumadíssimo!

O livro "Menus de Gordon Ramsay" e a
receita do Chicken Tikka Masala
Agora, eu precisava de uma receita que levasse o tal tempero... Chamei os meus "universitários" Jamie Oliver, Nigella, Gordon Ramsay... E encontrei uma receita ótima de Chicken Tikka Masala no livro Os Menus de Gordon Ramsey (livro este que também foi presente da mami!)... 

A receita parecia bem fácil, mas a lista de ingredientes... rs... Vocês pensaram que era só o Garam Masala?? Que nada! Outros temperos inéditos apareceram: açafrão da Terra (que consegui encontrar no Natural da Terra e é diferente de colorau) e "folhas de curry"... Estas não consegui encontrar e resolvi improvisar: comprei umas tangerinas com cabo e folhas e usei as folhas  para dar o sabor cítrico que tem a folha de curry (dizem... porque eu mesma não faço a menor ideia...nunca vi, nunca provei... rs). Encontrei um artigo interessante sobre os temperos indianos, explicando que o curry indiano é uma mistura de várias especiarias, mas não leva as "folhas de curry"... rs... Vai entender! 

Além da adaptação das folhas de curry, também substitui o peito de frango por coxas e sobrecoxas desossadas... Eu prefiro esta parte do frango por que é mais suculenta e não fica fibrosa como o peito...


E a receita do arroz basmati veio do próprio pacote do Tio João: deixar o arroz de molho por pelo menos uma hora e depois cozinhar com leite de côco e água!

Frango Tikka Masala com Arroz Basmati ao Leite de Coco

Para o frango:

  • 600gr de sobrecoxa de frango desossada em cubos grandes
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola média cortada em tiras finas
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 pimenta chili vermelha sem sementes cortada em tiras finas
  • 1 pedaço de gengibre (2 a 3 cm) descascado e cortado em rodelas finas
  • 2 colheres de chá de garam masala
  • 1/2 colher de chá de chili em pó
  • 1 colher de chá de açafrão da terra 
  • sal e pimenta do reino moídos na hora a gosto
  • 1 colher de sopa de massa de tomate
  • 1 lata (400gr) de tomate pelado
  • 10 folhas de curry (eu usei folhas de tangerina)
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 punhado de coentro fresco picado


Para o arroz

  • 1 xícara de arroz basmati (deixado de molho por 1 ou 2 horas)
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 1/4 xícaras de água

Aqueça uma panela grande e coloque 2 colheres de sopa de óleo. Refogue a cebola até ficar transparente. Junte o alho, o gengibre e a pimenta vermelha e deixe refogar um pouco. Junte os temperos (garam masala, açafrão, chili e o sal) e deixe fritar por alguns minutos. Junte a massa de tomate e os tomates italianos e deixe apurar por uns 5 minutos. Retire do fogo e reserve para esfriar um pouco.




Prepare o arroz: aqueça a água e o leite de coco. Escorra bem o arroz. Aqueça uma panela média com o óleo e frite os grãos. Acrescente a água com leite de coco, espere ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 11 minutos.




Em uma frigideira grande e funda, aqueça o restante do óleo e frite os pedaços de frango até ficarem levemente dourados por todos os lados. 




Bata no liquidificador o molho  reservado até formar uma pasta bem homogênea. 



Junte ao frango na frigideira juntamente com as folhas de tangerina e deixe cozinhar por 10 minutos. 




Acrescente o iogurte natural e o coentro (reserve um pouco para decorar o prato), misturando bem para aquecer.





Sirva o arroz enformado, com o frango ao redor, decorando com o coentro picado!


Chicken Tikka Masala (Frango ao Tikka Masala)
Gente, ficou muuuuuito bom!! Exótico, saboroso, cremoso, perfumado!! Meu amado marido e "cobaia master" das minhas invenções gastronômicas também adorou! O arroz, suave e adocicado pelo coco (pois não leva sal!) amenizou o tempero forte e apimentado do frango: uma combinação perfeita de sabores! 

A receita é um pouco trabalhosa (por conta da preparação de todos os ingredientes), mas a execução é simples! Totalmente aprovada!! Bón Appetit!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DESAFIO: Jogar o jogo dos oito erros no Pippo, restaurante em Paraty!

Restaurante Pippo, no Centro Histórico de Paraty
Paraty tem ótimos restaurantes, dos mais variados tipos e preços... Cozinha caiçara (Hiltinho), tailandês (Thai Brazil), cozinha brasileira contemporânea (Banana da Terra), contemporâneo internacional (Margarida Café), pizzarias (Pizzaria da Cidade e Rosa dos Ventos), bistrôs franceses (Voilá Bistrot)... E, na nossa lista para "conhecer" estava o Pippo, restaurante contemporâneo com toque italiano, localizado na Pousada do Sandi, uma das mais conhecidas e tradicionais de Paraty. Inaugurado há menos de um ano, leva o nome de um de seus donos, o italiano Pippo e tem uma ambientação linda, com fotos de atores e atrizes famosos de Hollywood, coleção pessoal do próprio dono, além de um lindo piso em mármore e granito, formando um surpreendente quadriculado! Decoração fina, nota 10!

A decoração é caprichada até no banheiro, que também segue o estilo "hollywoodiano"! Eu estava animadíssima e com as expectativas elevadas para este nosso jantar especial em Paraty!

O banheiro do Pippo. Chique!
Só que a linda decoração, o piso, os quadros, o banheiro chique e perfumado, não foram suficientes para que guardássemos boas recordações de lá... Não deu para apagar da nossa memória as várias "mancadas" provocadas pelo garçom, pela cozinha e pelo próprio Pippo...

Foi como jogar o jogo dos "oito" erros!!! Um atrás do outro, gritantes, grotescos... Será que demos tanto azar assim???

  • ERRO 1. Bebida pedida para dois, água para mim, Coca Zero para o Alê... Só veio a água que o garçom colocou em dois copos... Fiquei com dois copos de água!
  • ERRO 2. Só um prato chegou (o Tagliarini al Limone pedido pelo Alê), o outro prato (Pappardelle de rúcula com siri e camarão, meu pedido) foi esquecido pelo garçom!
  • ERRO 3. O dono estava sentado na mesa ao lado e a dona, na mesa em frente, com um grupo de amigos... Nenhum dos dois reparou que estávamos a mais de 40 minutos sem serviço! E nenhum movimento aconteceu!
  • ERRO 4. Quando vieram os pratos, o Tagliarini al Limone era o mesmo (não foi refeito, somente requentado)!
  • ERRO 5. O papardelle de rúcula, na verdade, era um tagliarini, bem fino!
  • ERRO 6. Na sobremesa, o Tiramisú veio em taça de plástico (!!!!) e tinha uma cereja em cima, além de um "mascarpone" com gosto de gordura hidrogenada (eu quase chorei de tristeza e raiva, juro!!)
  • ERRO 7. Na hora de ir embora, o dono perguntou se correu tudo bem... Quando falamos do papardelli, ouvimos dele: ah! é a mesma coisa, só é mais grosso! Tanto faz!!
  • ERRO 8. Aí falamos do Tiramisú abaixo da crítica, com "cara de churrascaria", e ele bateu na testa, dizendo: "que absurdo, esta cozinheira é fogo, aproveitou a sobremesa que fez para o casamento que vai acontecer amanhã!!!" E não fez mais nada! Nem retirou o valor da sobremesa (R$ 16,50) da conta!
Dizem que errar é humano... E perdoar é divino! Mas, nesta nossa experiência no Pippo, nossa capacidade de perdoar foi testada exaustivamente!! Merecemos a canonização!! Santo Alê e Santa Bia!! rs!

domingo, 15 de julho de 2012

DESAFIO: Preparar um Rodízio de Pizza em casa! Com massa caseira!

Rodízio de Pizza "Lá em Casa"
Eu sempre faço pizza em casa, mas, normalmente, compro a massa pronta e faço as coberturas. Outra variação deliciosa e prática é a pizza de frigideira, pronta em 3 minutos! Mas, desta vez, o desafio era mais "complexo", eu queria fazer a massa de pizza em casa! Escolhi uma receita do Jamie Oliver, do seu livro sobre a Itália. Só substitui o fermento biológico seco por fermento fresco, que eu já tinha na geladeira. Também não misturei a massa na mão e usei minha super batedeira Kitchen Aid, que tem uma pá especial para massas. Foi só colocar todos os ingredientes na batedeira e deixar bater por 10 minutos. A massa ficou lisa, homogênea e bem elástica, linda! Deixei crescer por 15 minutos e dividi em 8 bolas. Deixei descansar por mais dez minutos. Enquanto descansava, preparei o molho de tomates (receita do livro da Pizzaria do Brás, feita com tomates pelados em lata) e as coberturas, escolhidas pela família. O Erik quis a Margherita e a Calabresa. O Ian escolheu a Portuguesa e a Marina, a Pepperoni. O Alê, que foi comprar os ingredientes no mercadão, trouxe uns nozinhos de mussarela de búfala e pediu uma "inventada", com presunto e manjericão. Por último, minha escolha também foi "inventada", com redução de calorias e colesterol: ricota defumada e azeitonas, com um toque de parmesão! E ainda havia as pizzas doces, para a sobremesa: Banana (minha preferida) e Nutella (pedido do Ian). Estava montado o cardápio do nosso Rodízio de Pizzas em Casa!!
As pizzas do Jamie Oliver

Depois da massa descansar, foi só aquecer bem o forno, abrir as massas, colocar o molho de tomates e montar as coberturas! Para "baixar" a ansiedade dos convidados, montei pizzas com 3 sabores cada! Dez minutos de forno e pronto!

Massa da Pizza (para 8 pizzas médias)

  • 800gr de farinha de trigo
  • 200gr de semolina grano duro
  • 4 tabletes de fermento fresco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 650ml de água morna

Junte as farinhas e o sal em uma bancada de trabalho e faça um buraco no meio. Dissolva o fermento e o açúcar na água morna e coloque no meio das farinhas. Vá misturando a farinha com o líquido aos poucos até formar uma bola de massa. Sove por 10 minutos até ficar bem lisa e homogênea. Se ficar grudenta, junte um pouco mais de farinha. Se ficar muito dura, junte um pouco mais de água. A massa deve ficar bem elástica. Deixe a massa descansar por 15 minutos coberta por um filme plástico.


Molho de Tomate para pizza


  • 1 lata de tomate pelado
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de chá de sal

Coloque o molho de tomates em um bowl e, com as mãos, amasse todos os tomates. Misture os demais  ingredientes e reserve.

Coberturas para Pizza

1. Margherita

  • 100gr de mussarela
  • 1 tomate em rodelas
  • folhas de manjericão 
  • parmesão para polvilhar

2. Portuguesa

  • 100gr de mussarela
  • 100gr de presunto picado
  • 1/2 cebola em rodelas finas
  • 1 ovo cozido picado
  • orégano para polvilhar

3. Calabresa

  • 1 linguiça calabresa defumada cortada em rodelas finas
  • 1/2 cebola em rodelas finas
  • mussarela para cobrir (opcional)
  • orégano para polvilhar

4. Pepperoni

  • 100gr de mussarela
  • 20 fatias de pepperoni
  • orégano para polvilhar

5. Inventada do Alê

  • 100gr de mussarela de búfala
  • 50 gr de presunto picado
  • folhas de manjericão

6. Inventada da Bia

  • 100gr de ricota defumada
  • azeitonas sem caroço
  • parmesão para polvilhar
  • orégano para polvilhar
7. Banana
  • 1 banana em rodelas
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de canela
8. Nutella
  • 1/2 pote de nutella
Os ingredientes das coberturas salgadas


Divida a massa em 8 pedaços e faça bolas. Deixe descansar por mais 15 minutos. Aqueça o forno a 250 graus e coloque a grade na parte mais baixa do forno.


Abra cada bola de massa usando um rolo até a massa ficar arredondada e bem fina. Coloque em uma forma para pizza (usei uma especial que é toda furadinha, da Rochedo). Coloque 3 colheres de sopa do molho do tomate e coloque a cobertura desejada (eu fiz 1/3 pepperoni, 1/3 portuguesa, 1/3 margherita):




Coloque na parte baixa do forno por 10 minutos ou até ficar douradinha.

Três sabores: Portuguesa, Margherita, Pepperoni

A outra pizza com 3 sabores: Inventada do Alê, Inventada da Bia e Calabresa.


Três Sabores: Calabresa, Inventada do Alê e Inventada da Bia

E a pizza doce: meia Banana, meia Nutella!

Pizza Doce: Meia Banana, Meia Nutella

DESAFIO: Fazer um tour gastronômico por Campos do Jordão - Rodízio de Fondue!

Festival de Fondue
Um dos pratos mais tradicionais do inverno é a Fondue em suas versões Carne, Queijo e Chocolate. Fondue significa "fundido" ou "derretido" e nasceu na Suíça. Existem algumas versões sobre sua origem: uma diz que os camponeses nas montanhas inventaram o prato ao derreter sobras de diferentes tipos de queijos para reaproveita-los. Outra versão diz que, durante a Segunda Guerra Mundial, uma região da Suíça produtora de queijos ficou isolada e toda sua produção ia ser perdida até que tiveram a ideia de derreter os queijos, misturá-los a uma bebida local, o kirsh (aguardente de cerejas), para melhor conservar a mistura. Fizeram isso em um grande caldeirão na praça da cidade e começaram a provar a massa de queijos utilizando pedaços de pão em um espeto! Estava criada a Fondue! A divulgação da Fondue pelo mundo aconteceu quando o chef Conrad Egli, do Chalet Suisse, em Nova York, passou a serví-lo e, como sobremesa, criou a Fondue de Chocolate, acompanhada de frutas.

Em nossa casa, a versão da Fondue de Carne (pedaços de filet mignon fritos em óleo quente no recheaud) era a versão preferida do meu pai (ele gostava tanto que minha mãe tinha que brigar com ele para que colocasse somente um pedaço de carne por vez no garfinho...rs... pois ele queria "agilizar" o processo montando um "espetinho"). Como acompanhamento da carne, minha mãe servia pão francês em fatias e vários molhos como o rosé e o de mostarda.

Na semana de férias que passamos em Campos do Jordão, não podíamos deixar de comer uma bela Fondue! Mas, ao invés de ir a um restaurante, o "desafio" foi preparar um Festival de Fondue em casa! Afinal, com 4 adolescentes como "convidados", ir a um restaurante sairia caro demais e eles acabariam com fome, porque as quantidades servidas são pequenas, principalmente da carne (cerca de 300gr para dois).

Primeiro, fui às compras na Frutaria do Walter, onde costumo comprar um excelente filet mignon já limpo e cortado em cubinhos (zero trabalho!). Comprei também a Fondue de Queijo Tirolez, pronta para ser derretida (zero trabalho de novo! rs), os ingredientes para os molhos, para a fondue de chocolate, os pães e as frutas.

Além dos ingredientes, é fundamental ter a "aparelhagem" correta: para a fondue de carne, um aparelho de fondue de metal, com espiriteira a álcool e espetos longos com ponta dupla; para as fondues de queijo e chocolate, um aparelho de fondue de cerâmica com vela e espetos pequenos.

Comecei preparando a fondue de chocolate, derretendo duas barras de chocolate com creme de leite e cognaq. Lavei as frutas e as arrumei em uma travessa. Preparei os molhos, aqueci e cortei o pão francês, derreti o fondue de queijo e, por último, aqueci o óleo da fondue de carne. Tudo pronto para o "Festival de Fondue" do Restaurante "Lá em casa"! rs

Fondue de Carne (para 4 pessoas)


  • 1 kg de filet mignon limpo e cortado em cubos médios
  • 750 ml de óleo
  • 4 pães franceses cortados em fatias
Aqueça o óleo na panela do aparelho de fondue diretamente no fogão até ficar bem quente. Para evitar que espirre quando colocar os pedaços de carne, deixe uma rolha dentro do óleo. Coloque a panela no aparelho com a espiriteira já acesa e sirva a carne crua para ser colocada, uma a uma, com o espeto no óleo quente até ficar dourado. 


Fondue de Carne
Sirva com os molhos abaixo:


Molho Rosé

  • 4 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de katchup

Misture bem os três ingredientes até ficar homogêneo.

Molho Rosé
Molho de Mostarda

  • 4 colheres de sopa de maionese
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • 1 colher de sopa de mostarda amarela
  • 1 colher de chá de açúcar

Misture os ingredientes até ficar homogêneo.

Molho de Mostarda
Outros acompanhamentos

  • Mango Chutney (comprado pronto)
  • Geléia de Morango
  • Relish de pepino (comprado pronto)
Mango Chutney
Relish de Pepinos
Molhos para a Fondue de Carne

Fondue de Queijo (para 4 pessoas)


  • 2 pacotes de Fondue de queijo Tirolez
  • 4 colheres de sopa de vinho branco
  • 6 pães franceses cortados em cubinhos
Derreta a massa de queijo conforme as instruções da embalagem. Acrescente o vinho branco para ficar menos grosso. Sirva com pão francês quente cortado em cubinhos.

Fondue de Queijo

Fondue de Chocolate


  • 1 tablete de chocolate ao leite (170gr)
  • 1 tablete de chocolate meio amargo (170gr)
  • 1/2 lata de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de cognaq
  • morangos, uvas, banana, marshmallow
Derreta as barras de chocolate no microndas na potência média por uns 2 minutos, mexendo a cada minuto. Quando estiver bem derretido, junte o creme de leite e aqueça novamente no microndas. Por último, junte o cognaq e aqueça novamente até ficar bem homogênea.

Sirva com as frutas e com marshmallow.

Fondue de Chocolate
Frutas para o Fondue de Chocolate

Fondue de Chocolate


Ficou ótimo! Delicioso e fácil de fazer! Bón Appetit!