O Fondue Chinês |
Mas hoje, falaremos de uma receita de Fondue menos difundida, mas bem interessante: o Fondue Chinês ou Hot Pot para os americanos e Fondue Chinnoise para os franceses!
Fondue Chinnoise |
Eu já havia provado esta versão em restaurantes especializados em fondue, em Campos do Jordão... Para mim, era apenas uma versão mais "light" do fondue de carne, no qual as carnes (que devem ser fatiadas bem finas) são mergulhadas, com o espetinho, em um caldo em ebulição. Além das carnes vermelhas, pode-se utilizar também carne de frango e frutos do mar, além de legumes e verduras em pedaços.
Até que, em uma noite de inverno, aqui em São Paulo, fui jantar em um restaurante chinês, o China Lake... E o meu conceito sobre o Fondue Chinês assumiu outras proporções... Nada daquele rechaud pequeno e delicado com caldo, com algumas fatias de carne e frango, timidamente acompanhadas de alguns molhos que eu havia conhecido... O Fondue Chinês era monumental! Digno de um povo que construiu a Muralha da China!!!
China Lake |
E o que se pode colocar na panela? Praticamente tudo! Lagostas, caranguejos, camarões, lulas, carnes fatiadas de vaca, de cordeiro, de porco, de frango, pedaços de peixe... Legumes, folhas, cogumelos de todos os tipos, macarrão de arroz, pasteizinhos recheados de carne, bolinhas de carne, de peixe...
E molhos, muitos molhos: de soja, de ostra, de gergelim, de amendoim, cebolinha, coentro, pimenta...
Pedi ajuda ao garçom para entender como se preparava o molho e ele se ofereceu para prepará-lo! Basicamente, ele mistura todos os molhos em um só!! Simples assim!
Aí, você monta seu prato e... mergulha tudo no caldo (note que há uma divisão na panela... Um caldo é com pimenta e o outro, sem):
Quando os ingredientes começam a ficar cozidos, retira-se com a concha, tempera-se com o molho e... Que delícia!!!
Particularmente, os meus ingredientes preferidos são os vegetais... No máximo alguns pedaços de lula... Até tentei encarar a lagosta, mas tive sérias dificuldades com conseguir comê-la! Ainda mais quando vi que estava cheia de ovas! Argh!!!! rs
Meu filho Erik simplesmente AMA este prato... Infelizmente só podemos apreciá-lo durante o inverno, entre julho e agosto... Agora, para quem quiser preparar o prato em casa, não é difícil! Obviamente não haverá a quantidade absurda de ingredientes do restaurante, mas dá para fazer uma festa bem legal com seus ingredientes prediletos! A receita deste post foi baseada no Fondue servido no China Lake. Seguem também os links para outras variações desta receita: Uma versão com leite de coco no caldo, outra do blog do Wessel (uma versão mais ocidental) e, por último, uma versão de um chef francês, publicada na revista Gula! Divirtam-se!!
Fondue Chinês
- 4 litros de caldo de carne com legumes
- folhas diversas (alface, acelga, agrião, escarola, alface)
- cogumelos diversos (paris, shitake, shimeji)
- carnes fatiadas bem finas (de boi, de frango, de porco)
- frutos do mar (camarão, pedaços de peixe, lulas em pedaços)
- macarrão tipo udon ou de arroz
para o molho
- molho de soja
- molho de ostra
- óleo de gergelim
- molho de amendoim
- molho de pimenta
- salsinha, cebolinha e coentro picados
Prepare o caldo de carne e mantenha-o aquecido. Prepare todos os ingredientes em uma grande bandeja. Prepare o molho: misture um pouco de cada ingrediente a gosto!
Coloque o caldo em uma panela grande que encaixe bem no fogão portátil. Acenda o fogo! Utilize espetos ou conchas para colocar e retirar os ingredientes. Quando estiverem cozidos, cubra com o molho preparado.
E, para terminar, uma imagem bem genuína e popular do Fondue Chinês!! Bon Appetit!