Pastinhas de Tofu com Ervas Frescas e Alho e outra com Damasco e Nozes |
Quando entrei para uma onda mais "fitness" na alimentação e na atividade física (em Novembro de 2016 decidi emagrecer 4 kg, ganhos por conta de aventuras gastronômicas em viagens de férias e a trabalho), comecei a perceber que, além da perda de peso e do ganho de massa muscular, também comecei a me sentir melhor, sob todos os aspectos. Minhas enxaquecas frequentes praticamente sumiram, a TPM foi bastante reduzida, a disposição para levantar de manhã aumentou, a pele ficou mais firme, o inchaço do abdômen sumiu, a celulite diminuiu bastante...
Basicamente, as principais mudanças foram: (1) comecei a tomar suco detox em jejum (a base de couve, laranja, gengibre, banana e chia - vejam o post sobre isso); (2) tirei o glúten do café da manhã (substituindo por tapioca de queijo branco ou por omelete ou por ovos cozidos ou por crepioca - uma mistura de ovos com tapioca); (3) comecei a fazer regularmente 6 refeições diárias, contando as calorias de todas elas (para ajudar, usei um app no celular chamado Dieta e Saúde), até 1500 calorias; (4) reduzi também os carboidratos em geral, comendo mais proteínas magras (peixe, ovos, frango e carne vermelha magra) e priorizando grãos integrais (arroz integral, aveia, quinoa); (5) cortei os doces (com açúcar ou com adoçante) e substitui por frutas in natura ou shakes de frutas... (6) comecei a fazer exercícios físicos todos os dias, por no mínimo uma hora (caminhada, transport, localizada, pilates), também com a ajuda de dois apps: Sports Tracker (para monitorar as caminhadas) e o Workout Trainer, com muitas sugestões de sequencias de exercícios para fazer em casa.
O mais importante é descobrir o que faz você se sentir bem! Afinal, estar no peso não é só uma questão de estética, é uma questão de saúde física e mental!! E, mesmo em paz com a balança (estou cravada nos 54kg - tenho 1,63 de altura), continuo no mesmo ritmo de alimentação e atividade física!
Momentos da Empreitada "Fitness"! |
Um dos ingredientes muito utilizados na alimentação funcional (por ter muitas proteínas) e nos cardápios veganos (por ser de origem vegetal) é o tofu, ou queijo de soja. Muito presente na culinária japonesa, servido "in natura" com molho de soja (shoyu) e cebolinha picada, ainda é pouco conhecido e utilizado pelas pessoas em geral. Eu mesma comprei só uma vez anteriormente, para uma receita tailandesa, mas lendo sobre nutrição, percebi que este era um ingrediente que deveria fazer parte do meu cardápio e das minhas receitas!
Testei o tofu como alternativa a maionese, creme de leite e ricota, no preparo de pastinhas para aperitivo. Fiz duas versões: uma com ervas frescas (colhidas da minha hortinha) e alho e outra com damasco e nozes. Servi com torradinhas de arroz integral, da Camil. Servidos como aperitivo em um jantar com 3 amigas, foi um sucesso! Todas falaram: nossa, nem parece que é queijo de soja!! rs
Pastinha de Tofu com Ervas Frescas e Alho
(1 pote de 200 gr)
- 200 gr de tofu com um pouco do líquido
- ervas frescas lavadas e picadas (manjericão, alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha, sálvia...)
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- sal e pimenta do reino a gosto
Bata todos os ingredientes no processador e sirva com torradinhas de arroz integral.
Pastinha de Tofu com Damasco e Nozes
(1 pote de 250 gr)
- 200 gr de tofu com um pouco do próprio líquido
- 6 damascos secos picados
- 1 porção de nozes picadas grosseiramente
- 1 colher de sopa de azeite extra virgem
- sal e pimenta do reino a gosto
Bata todos os ingredientes (menos as nozes) no processador. Junte as nozes no final e bata só para misturar (e não destruir as nozes). Sirva com torradinhas de arroz integral.
E Bon Appetit!
As amigas que testaram as pastinhas de tofu, no Jantar "Fit"! |