sábado, 23 de novembro de 2013

DESAFIO: Barquinhas Light de Abobrinha

Eu tenho plena consciência que minhas receitas normalmente são "engordativas"... Tem gente, no Face, que diz que engorda só de olhar as fotos que são postadas! rs... Meu marido, que não tem o "privilégio" de somente olhar as fotos, diz sempre que se sente um "fois gras", pois é "forçado" a comer tudo, como se eu colocasse um funil na boca dele! Vejam como o ser humano é um bicho estranho: tem homem que reclama porque a mulher não sabe cozinhar, mal sabe fazer um café... E tem homem que reclama porque a mulher cozinha demais!! Quem mandou casar com uma Home-Chef Blogueira??? kkkkkkkk

Mas, de vez em quando, me dá vontade de fazer um prato "light"... Mas o meu desafio é fazer o prato light ter sabor e parecer apetitoso!! Estas barquinhas de Abobrinha poderiam ter bacon no seu recheio... Mas eu resisti bravamente... Acabei "escorregando" um pouco no parmesão ralado, mas só porque não tinha ricota defumada... Ingrediente sensacional, por sinal: além de pouquíssima gordura, é muito saborosa (e até daria um sabor defumado ainda mais interessante na minha abobrinha!).

Além de "light", as Barquinhas de Abobrinha são bonitinhas e fáceis de fazer: você "cava" o interior das abobrinhas com cuidado e delicadeza, para não danificar a casca, pica o recheio e faz um refogado com tomates, cebola, azeite e manjericão. Depois, recheia novamente as abobrinhas, cobre com um pouco de queijo e leva ao forno para gratinar! Prontinho!! Pode ser um acompanhamento para uma carne ou frango grelhados ou, então, como prato principal: aí, é só servir com uma saladinha! Mais light que isso, impossível (para mim, pelo menos! rs)

Barquinhas Light de Abobrinha

(6 porções)


  • 3 abobrinhas
  • 2 tomates sem pele e sem sementes, picados
  • 1 cebola picada
  • manjericão a gosto (ou salsinha picada)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de parmesão ralado (ou ricota defumada, para ser mais light)
  • sal e pimenta do reino a gosto

Aqueça o forno a 180 graus. Lave bem as abobrinhas e corte-as ao meio (sentido do comprimento). Com cuidado, utilize uma colher de chá para cavar o interior das abobrinhas, sem danificar a casca. Pique todo o recheio e reserve. Aqueça uma frigideira grande com azeite e frite a cebola picada. Junte os tomates e as abobrinhas e deixe refogar uns 5 minutos. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo e junte o manjericão picado. Recheie as barquinhas com o refogado. Cubra com queijo parmesão ralado (ou ricota defumada) e leve ao forno por 20 minutos, ou até gratinar bem (dica: se você tiver forno com grill, deixe 10 minutos na parte do meio do forno e mais 10 minutos na parte superior, para gratinar melhor, com o grill).


Barquinhas Light de Abobrinha, by Desafios Gastronômicos


DESAFIO: Um lindo Brunch Natalino para comemorar com os amigos

Brunch Natalino - by Desafios Gastronômicos
Aqui em casa, temos sempre duas festas de Natal: uma, mais tradicional, com a família, no dia 24 à noite e outra, mais descontraída, normalmente no final de semana que antecede ao Natal, com os amigos mais chegados! No ano passado (só estou postando agora porque antes não fazia muito sentido... rs) fizemos um Brunch no domingo! Foi uma forma ótima e prática de comemorar o Natal! Comidas mais leves, unindo duas refeições: o café da manhã e o almoço! Preparei algumas das minhas receitas preferidas, como as Panquecas Americanas, os Pães de Queijo da Vera, o Bolo com Gotas de Chocolate, o Bolo de Frutas... Foi um evento delicioso, que deu menos trabalho para preparar que um jantar ou almoço mais tradicionais, pois muitos itens são comprados prontos, como os frios, queijos, pães, geleias, iogurtes... E o resultado é surpreendente, com a montagem de um lindo buffet que agrada a todos os paladares! Gostei tanto da experiência em 2012, que vou repetir este ano! Para ver as receitas utilizadas, é só clicar nos links abaixo!

Brunch Natalino


  • Queijos e Frios
  • Pães Diversos
  • Manteiga, Geleias, Requeijão, Cream Cheese

  • Sucos, Leite, Achocolatado

O resultado final:


E o mais importante: tivemos um momento muito especial com os amigos queridos!! Afinal, este não é verdadeiro espírito de Natal?? Bon Appetit!