Pão de Água do Mar |
Como assim, um pão feito com água do mar?? Roberta, do Caramarujo, explicou que era uma receita ensinada por um francês que vivia em Paraty e que havia feito várias travessias marítimas... Imaginem comer um pão quentinho e feito na hora depois de dias em alto mar??
A receita é muito simples, e fácil de memorizar... 1+1+1 = 1 kg de farinha de trigo, 1 tablete de fermento biológico, 1 litro de água do mar! Obviamente esta água do mar deve ser apanhada o mais distante da costa possível, para evitar qualquer contaminação! No caso daquele pão em particular, que eu estava prester a provar, a água foi apanhada de um lugar mais afastado no Saco do Mamanguá!
E outro detalhe interessante: segundo o francês dono da receita, é possível fazer o pão mesmo sem fermento, deixando-se crescer por 2 dias... fermentando com a própria água do mar, rica em microorganismos!! Já pensou?? Mais "rústico" que isso, impossível!! Também é possível substituir o fermento fresco por fermento biológico seco, mais apropriado para se conservar em um barco em travessia.
Mas mesmo que você não pretenda fazer uma travessia marítima ou não tenha acesso a água do mar limpa o suficiente, é possível fazer o pão com água normal e sal. E vale a pena, pois fica um pão leve, com uma casquinha crocante, perfeito para comer com manteiga!
Pão de Água do Mar
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 tablete de fermento biológico
- 1 litro de água do mar (ou água normal salgada)
Pão de Água do Mar |