quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DESAFIO: Provar um Carré de Cordeiro no nosso veleiro, o Black Swan!

Carré de Cordeiro com Mousselina de Mandioquinha
e Maçã Grelhada
Você já foi convidada para almoçar em sua própria casa? Foi o que aconteceu comigo e com o Alê, em um final de semana que fomos para o nosso veleiro em Paraty, o Black Swan. Conosco foram nossos amigos Milton e Antônio, as melhores visitas que alguém pode ter! Não sei se vocês se lembram, mas eles foram os responsáveis pelo maravilhoso almoço que fizemos em uma praia deserta no Saco do Mamanguá...

Desta vez, não foi diferente! Eles levaram todos os comes e bebes!! E, com as habilidades gastronômicas do Antônio, dono de restaurante, o final de semana foi uma delícia!

Para o almoço de domingo, o Antônio preparou um saboroso Carré de Cordeiro, acompanhado de Mousselina de Mandioquinha e Maçãs Grelhadas! Além de criativo, ele é super organizado, e já levou tudo preparado para só esquentar e servir!

As costeletas de cordeiro já estavam previamente grelhadas, assim como as maçãs. Bastou colocá-las no forno, regar com um molho de hortelã e deixar aquecer por uns 20 minutos.



A mousselina de mandioquinha (um purê de mandioquinha mais delicado, adicionando-se creme de leite ao preparo) precisava ser aquecido com um pouco de creme de leite.


E aí, foi só montar os pratos: uma "cama" de mousselina, três costeletas, 2 pedaços de  maçãs e folhinhas de hortelã para decorar... Quando subimos com os pratos para o convés, o Alê e o Milton não acreditaram no que estavam vendo!!


E não estava só bonito! Estava delicioso! As costeletas estavam macias, bem temperadas... E o sabor forte da carne era suavizado pela cremosidade da mousselina de mandioquinha e pelo adocicado da maçã grelhada... Tudo isso acompanhado por uma cervejinha gelada (não para mim, só para os "meninos"...rs).

Um brinde a um final de semana maravilhoso, com comida excelente e uma companhia melhor ainda!

Milton, Antônio e Alexandre a bordo do Black Swan, após o almoço com Carré de Cordeiro
e Mousselina de Mandioquinha e Maçãs Grelhadas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

DESAFIO: Fazer os famosos Cupcakes de Banana com Merengue Brullée da chef Carole Crema!

Minha versão dos Cupcakes de Banana com
Merengue Brullée
Alguns desafios aparecem onde a gente menos espera... Estava eu esperando minha querida amiga Nara no Wraps quando comecei a ler um folheto que estava na mesa... Era um jornalzinho do restaurante, com notícias e receitas! E lá estava a receita dos Cupcakes de Banana, da chef do Wraps, Carole Crema, que também é dona da confeitaria La Vie en Douce, conhecida por seus cupcakes!


Cupcakes de Banana da Chef Carole Crema, do La Vie en Douce

Eu, pessoalmente, não sou muito fã de cupcakes... Normalmente acho os bolinhos muito doces, com coberturas muito enjoativas... Mas, tenho que admitir, são lindinhos!!

O que me chamou a atenção nesta receita, além do sabor de banana, que eu adoro, era a cobertura de merengue, levemente queimada com o maçarico... E o desafio era tentar fazer novamente o Merengue Suíço, que vai ao banho maria antes de ser batido, e deve atingir a temperatura de 60 graus... Em uma receita anterior, de Tartelettes de Limão Siciliano, tentei fazer o tal merengue mas, como não tinha termômetro, não consegui dar o ponto correto... Acabei fazendo o Merengue Francês, que é só clara e açúcar batidos... Mas não dá o mesmo ponto do Merengue Suíco, que é ideal para coberturas, pois não fica com gosto de ovo... Fiquei animada em tentar novamente, agora com as ferramentas corretas!

Cupcakes de Banana com Merengue Brullée

Para a massa (dá 16 bolinhos):
  • 3 ovos
  • 3 gotas de essência de baunilha
  • 360 gr de açúcar
  • 240 gr de farinha de trigo
  • 180 ml de óleo
  • 100 gr de nozes (eu fiz sem as nozes...)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 3 bananas nanicas maduras e amassadas
Para a cobertura
  • 100 gr de claras de ovo
  • 200 gr de açúcar
Comece aquecendo o forno à 180 graus. Prepare a forma de muffins colocando as forminhas de papel próprias para cupcakes.

Bata os ovos na batedeira até ficar bem espumante. Junte a baunilha e o açúcar peneirado e bata mais. Junte metade da farinha e metade do óleo, batendo até incorporar bem. Junte o restante da farinha e do óleo e bata mais. Por último, acrescente a banana amassada e o fermento, misturando com uma colher. Preencha 3/4 das forminhas com a massa. Leve para assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem douradinhos.

Prepare a cobertura: aqueça as claras e o açúcar em banho maria até atingir a temperatura de 60 graus. Retire do fogo e bata na batedeira até ficar no ponto desejado (para saber se está no ponto, levante a pá da batedeira... Se o merengue não cair, está no ponto!).

Deixe os bolinhos esfriarem bem. Coloque o merengue em um saco de confeitar e decore os cupcakes. Por último, utilize um maçarico para dourar a cobertura!




Os cupcakes ficaram lindos! A massa é leve e saborosa e a cobertura, embora não tenha "sabor", dá uma textura macia ao bolinho! Vale a pena experimentar! E agradecimentos especiais à chef Carole Crema, que gentilmente compartilhou esta receita com todos nós!! Não é todo chef que faz isso! Parabéns! E Bón Appettit!!



domingo, 25 de setembro de 2011

DESAFIO: Experimentar o Azeite de Baunilha e a Flor de Sal em um Mousse de Chocolate!

Mousse de Chocolate Belga com Azeite de Baunilha e
Flor de Sal
Você deve estar pensando... Azeite e sal em um Mousse de Chocolate?? A Bia bebeu?? Excesso de açúcar no sangue?? rs... Calma! Esta invencionice esquisita não é minha... Eu provei esta combinação "exótica" no Restaurante Ville du Vin e simplesmente adorei!! Clique aqui para ver o post sobre esta experiência gastronômica deliciosa!

Coincidentemente, uma amiga minha do trabalho comentou que havia comprado uns azeites aromatizados ótimos... E um deles era aromatizado com Baunilha!! Imediatamente encomendei o tal azeite, da Cia dos Sais (http://www.ciadossais.com.br/), uma empresa especializada em azeites e sais aromatizados. Aproveitei e encomendei a Flor de Sal também:

A receita de mousse eu já tinha... Feita com chocolate amargo belga 70%, bem cremosa e densa... Aprendi esta receita tradicional francesa em um curso de confeitaria... Não é das mais fáceis... além de uma balança digital (para medir 44 gr de açúcar, por exemplo!! rs), um termômetro é necessário para o ponto da calda de açúcar a 117 graus... Além disso, deve-se ter uma atenção especial na seqüência do preparo para que nada desande...

Receita detalhada, ingredientes e utensílios a postos, era hora de reproduzir esta deliciosa sobremesa em casa! Ainda mais agora que tenho a minha maravilhosa e vermelho-cereja Batedeira Kitchen Aid!! Será que a Mousse ficaria tão densa e cremosa como a do Ville du Vin? Vamos ver...

Mousse de Chocolate Belga com Azeite de Baunilha e Flor de Sal

Ingredientes para 6 porções:
  • 120 gr de chocolate belga (Callebaut)
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • 44 gr de açúcar
  • 15 ml de água
  • 30 gr de gema
  • 44 gr de ovo
Para servir:
  • 1 filete de azeite de baunilha
  • 1 pitada de flor de sal

Comece batendo o creme de leite até ponto de chantilly. Reserve na geladeira.
Derreta o chocolate belga em banho maria. Depois de derretido, misture ao chantilly e reserve (na geladeira).


Bata as claras e os ovos (dica: para pesar 44 gr de ovo, bata o ovo inteiro até incorporar bem a gema e a clara, para que a proporção se mantenha) na batedeira até ficar bem esbranquiçado:


 Enquanto os ovos batem, aqueça a água e o açúcar em fogo bem baixo, até formar uma calda em ponto de bala mole (117 graus). Você vai precisar de um termômetro:


Quando atingir a temperatura, coloque a calda lentamente na batedeira em movimento, continuando a bater até esfriar bem (o nome desta mistura, na confeitaria, é "massa bombe").


Para terminar, junte o chocolate com chantilly à massa bombe:


Distribua em taças individuais.


Na hora de servir, decore com um filete de azeite de baunilha e flor de sal... Mas espere... Antes de provar esta delícia, você vai ter que arrumar a sua cozinha!! Essa receita suja muita coisa, dá uma olhadinha no estado na minha pia quando terminei!! rs


Se quiser servir de outra forma, utilize um boleador de sorvete e faça duas bolas de mousse, depois, regue com o azeite e salpique a flor de sal! E Bón Appettit!!

Mousse de Chocolate Belga com Azeite de Baunilha e Flor de Sal

domingo, 11 de setembro de 2011

DESAFIO: Provar os famosos doces "moquenses" da Di Cunto!

Era uma tarde fria de domingo quando o interfone tocou e o porteiro me disse: "Sra. Beatriz, tem uma encomenda aqui na portaria para a senhora!"

Saí imediatamente para buscar a tal encomenda... A curiosidade foi maior que a preguiça do domingo! E não me arrependi! Era uma caixa da mais famosa padaria da Moóca, a Di Cunto, deixada pelos queridos amigos Simone e Bernardo, com um simpático bilhete agradecendo o final de semana que tivemos no Black Swan! Gentileza como esta são tão raras ultimamente, que nos surpreendeu!


Ao abrir o pacote, me deparei com dois doces incríveis, tipicamente italianos (ou moquenses, como disse a Simone) e que eu nunca havia provado: o Sfogliatelli, um doce de massa folhada (daí o nome), recheado com um creme de ricota e frutas cristalizadas; e o Babá Napolitano, um bolinho bem leve, embebido em rum... hummmmm!!



Vejam a perfeição da massa folhada... É um doce com muitas texturas, a crocância da massa, a cremosidade da ricota, o sabor das frutas cristalizadas... Encontrei algumas receitas na net...  receita do Cybercook e receita de Comidas e Receitas... Será que um dia terei coragem de tentar fazer este doce em casa?? Já fiz massa folhada em um curso de Confeitaria e não me animei muito em tentar fazer em casa...


Sobre o Babá, encontrei a seguinte passagem na internet: "Conhecido como babà napoletano, esse bolinho assado generosamente regado em calda de rum, açúcar, água e limão, seria, na verdade, de origem polonesa. Dizem que o rei Estanislau, no século XVIII, gostava de mergulhar bolo no rum antes de comer. Para abreviar o ritual, os padeiros criaram um bolo previamente umedecido pela bebida. Daí o bolo foi para a França (Estanislau viveu lá e quem assistiu ao clássico gastronômico A Festa de Babette vai lembrar do babà servido com frutas na hora da sobremesa) e, de lá, chegou à Nápoles. (IG Comida)"

Além da história do Babá, encontrei também a receita no site http://www.receitas.com/. Esta me pareceu mais fácil de fazer! Pena que estes doces tão maravilhosos são tão calóricos...

Mas, deixei a preocupação com as calorias para a segunda feira, preparei o chá e chamei a família para saborear estas delícias!! Obrigada, Simone e Bernardo! Vocês alegraram este final de domingo!!

DESAFIO: Preparar "Tortellini" de Vitela, fazendo a massa e o recheio!

Tortelli de Vitela al Burro e Salvia
O que você faz quando seu marido lhe diz que a melhor massa que comeu na vida é o Ravioli de Vitela do Cad´oro? Liga para o restaurante e pede "delivery"?? Suborna o "chef" para te passar a receita?? Convida seu marido para jantar lá?? Se você respondeu "sim" a quaisquer das perguntas acima, esqueça! Infelizmente, o excelente e tradicional Cad´oro, no centro de São Paulo, fechou suas portas há alguns anos...

Foi assim que este Desafio começou... Eu precisava preparar uma massa recheada com vitela para o Alê!! Eu já preparei massas caseiras em outros "desafios", sempre usando as excelentes receitas do Jamie Oliver. Em "O chef sem Mistérios" encontrei a receita da massa "especial", feita com semolina (é a receita que os italianos usam para "dias de festa"!). No mesmo livro ele ensina a fazer ravioli e tortellini. Decidi pelos "tortellini", que nada mais são do que "ravioli com os braços entrelaçados"! rs... Escolhi também o molho: Manteiga e Sálvia tostada (ou Burro e Salvia). Infelizmente não encontrei nenhum recheio de vitela e lá fui para a net... Encontrei no Yahoo Respostas... Recheios para Raviolis!

De sobremesa, decidi fazer Mousse de Chocolate (com a receita "tradicional" francesa) e serví-la com Azeite de Baunilha e Flor de Sal, como o que havíamos provado do Ville du Vin!

Cardápio escolhido, receitas devidamente estudadas, ingredientes comprados, o jantar do sábado começou a ser preparado no início da tarde!

Comecei preparando a massa (que deve ficar, no mínimo, 1 hora na geladeira). Em seguida, coloquei a vitela no fogo, pois também demoraria quase uma hora para ficar pronta. Feito isso, preparei a Mousse de Chocolate. Quando a Mousse já estava na geladeira (e a cozinha já estava limpa...), preparei o recheio do Tortellini, usando o moedor de carne da minha maravilhosa batedeira Kitchen Aid! Recheio pronto, abri a massa e preparei os Tortellinis (cerca de 60). Como sobrou massa, ainda fiz uns "farfalli" (gravatinha) e "papardelli". Preparei a manteiga clarificada e lavei a sálvia e o manjericão. Meia hora antes de servir o jantar, aqueci um panelão de água para cozinhar os "tortellini". Em uma outra frigideira, aqueci a manteiga e tostei as ervas por uns 10 minutos. Quando a água ferveu, cozinhei os tortellini por uns 7 minutos! Escorri e joguei o molho de ervas por cima! Ufa!!! Pessoal, pode vir para a mesa!!!!

Tortellini de Vitela al Burro e Salvia

Massa
  • 350 gr semolina
  • 150 gr farinha trigo
  • 2 ovos inteiros
  • 9 a 10 gemas
Recheio de Vitela
  • 300 gr de vitela (lombo ou lagarto)
  • 1/2 cebola
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1/2 xícara de vinho branco
  • 100 gr de presunto cozido
  • 50 gr de mortadela
  • 2 ovos
  • 50 gr de queijo ralado
  • noz moscada e sal a gosto
Molho
  • 200gr de manteiga sem sal
  • 1 punhado de folhas de salvia e manjericão
  • sal e pimenta moídos na hora a gosto
Preparo da massa: Coloque as farinhas em uma tigela grande, faça um buraco no meio e coloque os ovos e as gemas no centro. Com as mãos, vá incorporando os ovos e as farinhas até formar uma massa homogênea e macia (que não gruda nas mãos). Guarde na geladeira por no mínimo 1 hora.


Preparo do recheio: Aqueça uma panela e coloque o óleo e a manteiga. Frite a cebola picada até começar a dourar. Junte a vitela cortada em pedaços pequenos e deixe dourar. Acrescente o vinho branco e espere evaporar. Tempere com sal, junte um pouco de água quente e deixe cozinhar por 45 minutos.


Junte o presunto e a mortadela e passe tudo no moedor de carne por duas vezes:


Junte os demais ingredientes (ovos, queijo ralado, noz moscada) e misture até ficar bem incorporado.


Abertura da Massa: Divida a massa em 6 partes e vá passando na máquina de macarrão até ficar bem fina. Cubra as massas abertas com pano úmido para não ressecar.



Preparo dos Tortellinis: Com um cortador redondo de uns 10 cm de diâmetro, corte discos da massa. Coloque o recheio no centro, passe água (com pincel ou com o dedo mesmo) ao redor do círculo e feche a massa, formando um "pastel". Comprima bem as laterais para que a massa grude bem e não abra na hora de cozinhar. Junte as duas pontas do "pastel", formando o tortellini. Coloque em uma bandeja grande, polvilhada de semolina.





Preparo do Molho: Aqueça a manteiga em fogo bem baixo até começar a espumar. Retire toda espuma com uma escumadeira. Despeje a manteiga em um pote cuidadosamente, desprezando a parte esbranquiçada que fica no fundo da panela (você acaba de preparar a famosa "Manteiga Clarificada", ideal para fritar, pois não queima!)


Lave bem as ervas (salvia e manjericão), aqueça a manteiga clarificada em uma frigideira grande e frite as ervas até ficarem crocantes.




Montagem do prato: Cozinhe os tortellinis em bastante água com sal, por 7 minutos. Junte o molho de manteiga e salvia e sirva imediatamente!




E para acompanhar os Tortellinis de Vitela, o Alê escolheu um Vinho Tabali Pinot Noir 2008. Esperávamos a suavidade da uva pinot, para complementar o sabor forte da vitela com aroma de ervas... Só que o Tabali é um pinot diferente, complexo, com mais personalidade que os pinots franceses... Eu gostei da combinação, mas o Alê, mais exigente e entedido no assunto que eu, ficou um pouco decepcionado com a harmonização... Puxa! Acho que eu vou ter que fazer os Tortellini de novo, em breve, só para tentar harmonizar com outro vinho!!! rs

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bolo de Limão Siciliano e Amêndoas

Bolo Italiano de Limão Siciliano e Amêndoas
Esta receita está no livro da Itália do Jamie Oliver e se chama "La Torta della giovane Sara", em homenagem à Sara, uma jovem italiana que Jamie encontrou em sua viagem pela Itália e que lhe ensinou esta receita. Originalmente, o Bolo leva pignoles, mas fiz uma adaptação por lascas de amêndoas, mais viáveis "economicamente"! rs Sirva com creme chantilly ou sorvete!


  • 4 ovos
  • 400gr de açúcar
  • 500gr de farinha
  • raspas e suco de 1 limão siciliano
  • 250gr de manteiga derretida
  • 7gr de fermento em pó
  • 100gr de amêndoas
Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma redonda grande com fundo removível e forre-a com papel manteiga.

Bata bem os ovos e junte o açúcar, continuando a bater e junte a farinha peneirada. Em seguida, misture o suco de limão, as raspas e a manteiga. Por último misture o fermento.

Coloque na forma e, por cima, despeje as lascas de amêndoas. Asse por 40 minutos.
Desenforme após estar frio.


Focaccia

Focaccia de dois sabores: Cebola Frita e
Manjericão com Azeite
Esta é mais uma das incríveis receitas do Jamie Oliver: é básica, simples de fazer e muito versátil! Você pode variar o formato, as coberturas... Eu provei duas coberturas para a focaccia: a de Cebola Frita e a de Manjericão com Azeite, ambas deliciosas! Esta receita rende uma assadeira bem grande com o pão!







Ingredientes:

Para o pão
  • 500gr de farinha de trigo Renata
  • 500gr de semolina grano duro (Divella)
  • 30gr de fermento fresco
  • 30gr de açúcar ou mel
  • 600ml de água morna
  • 30gr de sal
Cobertura de Cebola Frita
  • 2 cebolas roxas em rodelas
  • azeite extra virgem
  • folhas de sálvia
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinho
  • sal e pimenta do reino a gosto
Cobertura de Manjericão
  • 1 punhado de folhas de manjericão
  • 2 dentes de alho picados
  • azeite extra virgem a gosto
  • sal e pimenta do reino a gosto
Primeiro, prepare a massa do pão: dissolva os tabletes de fermento e o açúcar (ou mel) em 300ml de água morna. Coloque as farinhas (de trigo e a semolina) e o sal em um recipiente bem grande (ou em uma mesa bem grande). Faça um buraco no meio e despeje a mistura de fermento. Vá incorporando as farinhas ao líquido de fora para dentro... Aos poucos junte o restante da água, até formar uma bola de massa bem homogênea. Faça uns cortes na superfície e cubra com um pano e deixe dobrar de tamanho em um local bem protegido (cerca de 1h e meia).

Prepare o recheio de cebola frita: aqueça o azeite e frite bem (por uns 4 minutos). Acrescente a sálvia, o sal e a pimenta e, por último, o vinagre. Deixe fritar por mais 4 minutos. Reserve.

Prepare o recheio de manjericão: misture as folhas de manjericão e o alho com bastante azeite. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Volte a sovar a massa do pão por mais um minuto e abra em uma assadeira grande, salpicada de semolina, deixando com 1,5cm de espessura. Coloque a cobertura de cebola em metade da massa e a de manjericão na outra. Faça furos com os dedos, para que o recheio penetre na massa. Deixe crescer por mais 40 minutos.

Aqueça seu forno no máximo e asse o pão por 15 minutos (até ficar bem douradinho).
Ao tirar do forno, regue com bastante azeite extra virgem.

Focaccia de Manjericão e Azeite

Focaccia de Cebola Frita