Pudim de Pão (Bread Pudding) |
Comecei, então, a pesquisar receitas que se aproximassem desta descrição... Mas, nas receitas "nacionais", só encontrava aquele pudim de pão "massudo", onde o pão é batido no liquidificador com leite e ovos e depois, cozido em banho maria no forno.
E foi em um livro da minha "gastro-biblioteca" que encontrei a receita: Segredos de uma Banqueteira, de Monica Djazc! Infelizmente não havia uma foto do resultado, nem informações sobre a forma... Como eu só tinha 2 pães franceses amanhecidos, utilizei metade dos ingredientes, e usei uma forma de pão de forma pequena! Também não tinha as maçãs verdes e substitui por frutas cristalizadas, além das passas brancas.
Ficou gostoso, mas um pouco doce demais... Da próxima vez, farei com maçã verde mesmo, o que deve dar um sabor mais ácido e uma textura crocante ao recheio! É incrivelmente fácil de fazer e só demora um pouquinho porque as passas tem que ficar uma hora hidratando no rum! Isso feito, é só montar o pudim e assar por 30 minutos! Outra dica é forrar a forma com papel manteiga. Eu não fiz isso e, embora a forma fosse antiaderente, algumas partes grudaram na hora de desenformar!
O pão francês foi uma boa escolha (na realidade, não foi uma escolha... foi o que sobrou mesmo...rs), mas experimentarei também com o meu queridinho brioche, que é a estrela em outras receitas aqui no blog: Pain Perdu, Croque Monsieur, Dijon Croque Monsieur...
Bread Pudding (Pudim de Pão)
- 2 pães franceses amanhecidos
- 2 ovos
- 250 ml de leite
- 125 gr de açúcar
- 75 gr de passas brancas
- 1 maçã verde sem casa e sem sementes ou 75 gr de frutas cristalizadas
- 2 colheres de sopa de rum ou conhaque
- gotas de baunilha
- papel manteiga ou manteiga para untar
- forma para pão de forma pequena
- 250 ml de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro
- gotas de baunilha
Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Desenforme, corte em fatias ainda morno e sirva com o chantilly!
Pudim de Pão (Bread Pudding) |
Bón Appetit!!
Ficou sim
ResponderExcluirKkkkkkk ficou nada!
Excluir